Busca avançada
Ano de início
Entree

Ilê Franco Brotto

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ilê Sartuzi é artista formado pela Universidade de São Paulo (USP) onde organizou uma série chamada Debates da Arte Contemporânea. Em 2018, sua pesquisa 'Imagens da alteridade na obra de Henri Matisse' recebeu a bolsa de incentivo da FAPESP sob orientação da Profa. Dra. Sônia Salzstein. Trabalhou no Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia da USP, e como pesquisador, produtor e assistente para o curador suíço Hans Ulrich Obrist, acompanhando seu projeto de entrevistas no Brasil (2016-2017). É co-criador e organizador do projeto arte_passagem, no centro de São Paulo. Sua pesquisa envolve objetos escultóricos, projeções de vídeos mapeadas, instalações e peças teatrais abordando questões relativas à imagem idealizada do corpo, muitas vezes fragmentado ou construído a partir de diferentes partes, ao estilo Frankenstein, mas também a ausência dessa figura em espaços proto-arquitetônicos e virtuais. Participou de exposições em instituições como o SESC (Ribeirão Preto, 2019; Distrito Federal, 2018); CCSP - Centro Cultural São Paulo (2018); MAC-USP Museu de Arte Contemporânea (2017); Museu de Arte de Ribeirão Preto (2020; 2017; 2015); Centro Universitário Maria Antônia (2019); Galeria Vermelho (2019; 2018, 2017); as três em colaboração com o grupo de pesquisa 'Depois do Fim da Arte' que integra desde 2015. Trabalhando por mais de um ano em um projeto específico, estreou sua peça sem atores 'cabeça oca espuma de boneca' na Firma (São Paulo, 2019). Apresentou peças teatrais realizando projeção mapeada de vídeo em espaços como a Oficina Oswald de Andrade (2018, 2020); Itaú Cultural (2019); Teatro de Contêiner (2019) e no TUSP (2019). Em 2020 foi convidado pelo IMS - Instituto Moreira Salles para produzir uma obra comissionada resultando na produção de um vídeo construído com imagens geradas por computador (CGI) que dialoga com um texto tardio, 'Worstward Ho!', de Samuel Beckett. Realizou também uma residência no Olhão (2020), desenvolvendo outro vídeo similar, 'Night and Day', que foi posteriormente contemplado com o incentivo do Itaú Cultural. Ainda esse ano foi convidado a produzir uma obra junto da artista Giselle Beiguelman para o Paço das Artes. Colaborou com a revista de arte contemporânea mexicana Terremoto e com a revista carioca Jacarandá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pintura. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: