Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedro Henrique Campello Torres

CV Lattes ORCID


Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente é Pós Doutorando em Planejamento Territorial na Universidade Federal do ABC (UFABC) no Programa de Fixação de Jovens Doutores FAPESP/CNPq e Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM/USP). Trabalha com os temas da gestão e do planejamento - com ênfase em adaptação as mudanças climáticas/justiça climática e cidades costeiras. Após o doutorado realizou outros três estágios pós doutorais: Ciências Ambientais (USP/FAPESP), Concepção Interdisciplinar de Pesquisa (USP), Gestão Ambiental (na Bren School of Environmental Science and Management, University of California Santa Barbara, UCSB). Foi pesquisador no Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI - Categoria DA. Foi Professor (PART-USP - Categoria MS 3.1) no curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Foi Professor substituto no curso de Gestão Pública (GPDES) do IPPUR (UFRJ). É doutor em Ciências Sociais com estágio de pesquisa na Princeton University. É Research Fellow do Earth System Governance Project e integra o Climate and Water Task Force do International Water Resources Association (IWRA). Foi Expert Review do Capítulo 6 do AR6 IPCC. Experiência profissional em organizações do terceiro setor como ITDP, ICLEI, SOS Mata Atlântica, CDM e Greenpeace, assim como em governo, como Assessor Técnico do Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, consultor da SEMIL-SP e do MMA. De 2020 e 2023 publicou mais de 20 artigos em periódicos qualificados, 5 livros, 14 capítulos de livro, além de organizar dois dossiês especiais em periódicos. Entre 2018 e 2022 foi Editor Associado da Revista Ambiente Sociedade. Faz parte do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade - IEA-USP, do INCLINE (INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter) e do GovAmb/IEE USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Dilemas ambientais-urbanos em duas metrópoles latino-americanas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/06/2024
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

COVID-19: epidemia tem impacto desigual na sociedade


Estreia em 21 maio de 2020 - Agência FAPESP. O novo coronavírus (SARS0CoV-2) tem impactado de forma desigual os territórios urbanos brasileiros. O número de casos e de mortes por COVID-19 tende a ser maior nas áreas periféricas e em regiões que antes da crise global já sofriam com problemas como falta de moradia digna, acesso deficiente à água e saneamento, altos índices de poluição do ar e contaminação do solo. Em entrevista à Agência FAPESP, os pesquisadores Pedro Henrique Campello Torres, pesquisador visitante na Bren School of Environmental Science & Management, University of California Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos; e Pedro Jacobi, supervisor do estudo de pós-doutorado e coordenador do programa temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climáticas, falam do estudo que vai analisar como o novo coronavírus afeta a população do Brasil e Estados Unidos, levando em conta características sociodemográficas distintas relacionadas a fatores que levam a maior vulnerabilidade ambiental.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: