Busca avançada
Ano de início
Entree

Helga Caroline Peres

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, na linha de pesquisas 'educação, cultura e subjetividade', tendo como foco de suas pesquisas a interface entre formação estético-cinematográfica, Teoria Crítica da Sociedade e ensino escolar. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP no período de 2018 a 2021, tendo sido contemplada com bolsa de estágio e pesquisa no exterior/BEPE - FAPESP (2020), na European-Universität Flensburg/ Alemanha. Coordenou, durante dois anos (2018-2019), o curso de formação continuada intitulado 'Novos olhares sobre o cinema na escola' junto à Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP. Concluiu seu mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara (2016), na linha de pesquisas 'teorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedade', analisando a relação entre formação estético-cinematográfica e práticas docentes. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (2014-2016). Foi professora do Ensino Fundamental I, pelo Programa de Educação Integral da Rede Municipal de Araraquara (2013-2018/2021-2023). É licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Araraquara (2012), e durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID- CAPES (2010-2012) e do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência Dante Moreira Leite/CENPE (2010-2011). Desde 2012 é vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação"/UFSCar e ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica, Tecnologia e Cultura"/UNESP. Participou como pesquisadora colaboradora no projeto de pesquisa "Ensino remoto na era da computação ubíqua: análise comparativa dos processos formativos de alunos universitários brasileiros e alemães em tempos de COVID-19", em parceria com a Goethe-Universität/Frankfurt e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (2021-2024). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista/UNESP, Campus de Araraquara, desenvolvendo o projeto "Ensino Remoto no 'mundo interditado': uma análise das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo durante a pandemia do coronavírus", também subsidiado pela FAPESP. Áreas de interesse: práticas de ensino; didática; tecnologias da educação; ensino remoto emergencial; filosofia da educação; Teoria Crítica da Sociedade; indústria cultural; cinema e produção audiovisual na escola; pesquisa social empírica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 05/10/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página