Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Do Carmo Bittencourt de Oliveira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente é Professor Associado, nível 3 da Universidade de São Paulo/ESALQ. Bióloga pela Universidade Federal de São Carlos, pós-graduada em Ciências Biológicas, Área de concentração em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1997-2018. Completou o Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo utilizando marcadores moleculares para cianobactérias tóxicas. Tem experiência na área de microalgas de água doce com ênfase em cianobactérias (Botânica, Ficologia, Ecologia).Suas linhas de pesquisa ?Taxonomia, filogenia, toxinas e ecologia molecular de cianobactérias tóxicas? ; ?Detecção molecular e ação de cianotoxinas? o foco é a investigação de marcadores moleculares para cianotoxinas como forma de acessar a diversidade genética e expressão gênica de características de interesse, bem como as conseqüências sobre vários organismos. Atualmente, seu interesse é efeitos alelopáticos entre organismos fitoplanctônicos e expressão gênica de genes relacionados à produção de toxina em cianobactérias relacionado às possíveis alterações climáticas. Possui 118 publicações científicas, sendo 108 artigos publicados em periódicos especializados e indexados, 9 capítulos de livroso, 7 trabalhos completos em anais de congresso, 2 livros. Além destes, possui 1 técnica com pedido de patente em marcadores moleculares para cianobactérias tóxicas e 171 resumos em congresso e 10 trabalhos de divulgação (magazines e textos na internet. Orientou e co-orientou 18 Mestrados , 10 Doutorados. Orientou também 25 alunos de Iniciação Científica e 6 Pós-doutorandos. Recebeu 6 prêmios de IC pela USP, como orientadora. Coordenou 30 projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento (FAPESP, CNPq) e foi colaboradora em vários outros..É parecerista de vários periódicos referenciados no Journal Citation Report, entre outros internacionais indexados na base Web of Science. Líder do grupo de pesquisa do CNPq "Toxinas, ecologia e filogenia molecular de cianobactérias". Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq durante 20 anos consecutivos. Por 2 anos foi Presidente da Comissão de Ética Ambiental na Pesquisa e 4 Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa da ESALQ, Coordenadora do Programa de Iniciação Científica da ESALQ há mais de 10 anos. http://www.researcherid.com/rid/C-1597-2012.ISI h:12 orcid.org/0000-0002-4198-8110. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MÉTODO E KIT PARA A IDENTIFICAÇÃO DE MICROCISTINAS IN SITU ATRAVÉS DO USO DE MARCADORES MOLECULARES PI0400576-7 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Maria do Carmo Bittencourt de Oliveira; Mariana Cabral de Oliveira - 20 de fevereiro de 2004

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: