Busca avançada
Ano de início
Entree

Marc Pierre Olivier Berdet

CV Lattes Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: França

Marc Berdet é atualmente Professor Visitante do Instituto de Artes da UnB, ministrando disciplinas de Filosofia no Departamento de Design. Cursou mestrado no Departamento de Filosofia da Universidade Paris I Panthéon-Sorbonne e concluiu o doutorado, em colaboração com o mesmo departamento, pela Universidade Paris 7 Denis Diderot, na Escola Doutoral de Filosofia das Ciências intitulada "Saberes Científicos. Epistemologia, História das Ciências, Didática das Disciplinas". Terminou sua formação com um pós-doutorado Marie Curie Fellowship no Departamento de Filosofia da Universidade de Potsdam, na Alemanha. Durante o mestrado, trabalhou sobre o idealismo alemão e a fenomenologia. No doutorado, se concentrou na recepção do kantismo no início do século XX, nas filosofias da história que se desenvolveram na época, em particular a filosofia de Walter Benjamin. Durante o pós-doutorado na Alemanha, trabalhou na confrontação entre a filosofia alemã do "humanismo" (de Kant à Habermas) e a filosofia francesa do "anti-humanismo" (principalmente estruturalista), organizando uma escola de verão franco-alemã sobre o assunto. Além da coedição de uma coletânea franco-alemã sobre o tema (Anthropologischer Materialismus und Materialismus der Begegnung, Xenomoi, Berlin, 2014), publicou um primeiro livro sobre as fantasmagorias da história (Fantasmagories du capital, Paris, La Découverte, 2013); um segundo livro explicitando a filosofia de Walter Benjamin como um neokantismo revisitando a dialética hegeliana (Walter Benjamin. La passion dialectique, Paris, Armand Colin, 2014); e um terceiro livro sobre a teoria do conhecimento histórico de Walter Benjamin (Le chiffonnier de Paris, Paris, Vrin, 2015). Pelo conjunto de suas publicações, recebeu em 2019 o prêmio "Prix Européen de l'Essai Philosophique Walter Benjamin". Seus focos de interesse são a filosofia alemã e a filosofia francesa, com ênfase no idealismo alemão, no neokantismo e nos debates gerados pelo estruturalismo. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: