Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Linardi

CV Lattes ResearcherID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador Emérito 2019 do IPEN. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Ciências Nucleares pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987), doutorado em Engenharia Química - Universitat Karlsruhe (1992) e Pós-Doc pela Universidade de Darmstadt, Alemanha em 1998. Atualmente é pesquisador voluntario do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: célula a combustível, eletroquímica, eletrocatálise, hidrogênio e etanol. Orientou 10 teses de doutorado, 10 dissertações de mestrado, 15 trabalhos de iniciação científica, 7 estágios e 5 pós-doc, na CPG USP/IPEN. Atuou no PROH2, Programa Brasileiro de Células a Combustível e Hidrogênio do Ministério de Ciência e Tecnologia. Escreveu o primeiro livro em lingua portuguesa sobre ciência e tecnologia de células a combustível. Possui atualmente mais de 100 publicações internacionais arbitradas, incluindo uma publicação na ADVANCED MATERIALS, revista mais prestigiada na área de materiais do mundo. Participou de mais de 100 eventos científicos nacionais e internacionais e ministrou vária palestras e conferencias como convidado. Ocupou o cargo de Diretor de P&D e Ensino do IPEN de 2013 a 2019, onde atuou em INOVAÇÃO, ENSINO, PROJETOS INSTITUCIONAIS e GESTÃO de TECNOLOGIAS. Coordena 2 projetos institucionais de vulto: um FAPESP, chamada da Secretaria do Estado de SP, no valor de R$ 16 milhões, na área de radiofarmácia e nanotecnologia; e um FINEP, de equipamentos multiusuários, no valor de R$ 15 milhões, baseado numa unidade móvel para um irradiador de elétrons multifuncional. Como Diretor criou várias iniciativas para o fomento de P&D e Ensino como: projetos meritocráticos; editais internos, premio de inovação tecnológica, vários prêmios de reconhecimento profissional individuais; novo programa de PG profissional na área de saúde; reestruturação do NIT e do EGP; varias ações de Internacionalização do instituto; livro sobre o passado, presente e futuro da inovação tecnológica no IPEN, livro sobre o ipen e a saúde; feiras tecnológicas; workshops de inovação tecnológica; acordos acadêmicos nacionais, que alavancaram nosso programa de PG, mantendo qualidade; politicas internas de aumento de produção tecnológica em geral. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Radiofármacos en peligro 
Coches eléctricos impulsados con etanol 
Radiofármacos sob ameaça 
Elétricos movidos a etanol 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SANTOS, Antonio Rodolfo dos. Análise por impedância eletroquímica 'on line' de conjuntos eletrodo/membrana (MEA) de células a combustível a membrana polimérica (PEMFC). Tese (Doutorado) -  Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP.  São Paulo.  (03/08041-6

Patente(s) depositada(s)

ELETRODO CONTENDO PALÁDIO NANOESTRUTURADO PARA SISTEMAS DE CÉLULA A COMBUSTÍVEL DE MEMBRANA POLIMÉRICA CONDUTORA IÔNICA BR1020130282561 - Comissão Nacional De Energia Nuclear (CNEN); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Marcelo Linardi; Almir Oliveira Neto; Rafael Nogueira Bonifácio - 01 de novembro de 2013

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: