Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonio Alvaro Ranha Neves

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Educação (Brasil). Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Antonio Alvaro Ranha Neves é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado no programa de pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados, e membro sênior OPTICA (anteriormente OSA). Ele trabalha principalmente com forças ópticas tanto do ponto de vista experimental e teório. Seu doutorado em física foi obtido em 2006, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). De 2006 a 2012, ele conduziu seu treinamento de pós-doutorado e como pesquisador no National Nanotechnology Laboratories do Instituto de Nanociência em Lecce, Itália (agora CNR-Nano), dentro da divisão Softmatter. Foi membro do grupo de liderança do "Optical Technical groups" da OPTICA em "Optical Cooling and Trapping" (2013-2015), foi embaixador do ORCID no Brasil (2013-2016), liderou a equipe International Physicists 'Tournament da UFABC (2017-2019), e atualmente é orientador do Capítulo de Alunos da OPTICA (desde 2019) da UFABC. Seu principal interesse de pesquisa é no campo da interação luz-matéria, principalmente nas aplicações de pinças ópticas, no passado incluindo também espectroscopia linear e multi-fótons. Seu tema de pesquisa atual é a caracterização da motilidade com pinças ópticas e forças ópticas acústicas no ultrassom. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: