Resumo
O objetivo deste projeto é a aquisição de equipamentos de infra-estrutura de forma a, à médio prazo, dotar o museu de capacidade de armazenagem documental e de acervo compatível com o desenvolvimento e expansão dos projetos de pesquisa. (AU)
Possui graduação e Doutorado em História pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado (Livre-Docente) na área de Museologia junto ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa. Vice-Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2022-2026). Professor e Orientador nos Programas de Pós-graduação em Arqueologia e também no Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da USP. Atua como Professor Convidado junto ao curso de Mestrado em Museologia da Universidade Nacional da Colômbia e também no curso de Mestrado em Museologia e Patrimônio Histórico da Universidade Andina Simón Bolívar do Equador. Possui como principais linhas de pesquisa: Educação em Museus e História dos Museus na América Latina. Atuou como Chefe da Divisão de Apoio à Pesquisa e Extensão do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2012-2014) Coordenou o Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da USP (2016-2018). Líder do Laboratório de Pesquisas em Museus da América Latina (LAPEMAL, CNPq). Atua como coordenador pela USP do Convênio Unión Iberoamericana de Universiddes (UIU) onde ministrou como docente o curso IV Escuela UIU- "Repensar el Museo" na Universidade Complutense de Madrid (2018), conjuntamente com Profs. da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade de Barcelona (UB) e Complutense de Madrid (UCM). Pesquisador Associado do Projeto Temático "Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento", com financiamento FAPESP. Pesquisador Principal do Projeto Temático: "A ocupação humana do sudeste da América do Sul ao longo do Holoceno: uma abordagem interdisciplinar, multiescalar e diacrônica".com financiamento FAPESP. Avaliador de Programas de Pós-graduação da CAPES na área de Comunicação e Ciências da Informação. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do MAE-USP (2019-2022). Vice-presidente da Comissão de Graduação do MAE-USP (2019-2022). Membro Suplente da Comissão de Pós-graduação do MAE-USP. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O objetivo deste projeto é a aquisição de equipamentos de infra-estrutura de forma a, à médio prazo, dotar o museu de capacidade de armazenagem documental e de acervo compatível com o desenvolvimento e expansão dos projetos de pesquisa. (AU)
Este projeto visa, por um lado, dar continuidade às pesquisas desenvolvidas por nossa equipe desde 2010, por meio de três auxílios outorgados pela FAPESP, (procs. nos. 2009/54720-9, 2013/13794-5 e 2016/23584-6) e, por outro, ampliar o escopo das pesquisas abarcando outras faixas cronológicas e uma área geográfica maior. O objetivo geral dos projetos anteriores foi o de contribuir para o e…
07/11 - 9h00 - Credenciamento; Sessão da manhã - 9h30-10h30: Conferência Profa. María Isabel Hernández Llosa; 10h30 /12h30 - Mesa de apresentações (comunicações selecionadas pela chamada de comunicações); pausa para o almoço - 12h30 às 14h; Sessão da tarde - 14h - 17h - Mesa de apresentações (comunicações selecionadas pela chamada de comunicações). 8/11 - Sessão da manhã - 9h30-10h30: C…
Na cerimônia de abertura do evento serão apresentados discursos institucionais da diretora do MAE-USP, da presidente do Programa de Pós-Graduação e da Comissão Organizadora. O evento contará também com duas conferências, a serem proferidas na abertura e no encerramento, por convidados estrangeiros com destacada atuação no cenário arqueológico internacional. Serão convidados Barbara Voss (…
O objetivo deste projeto é dar continuidade à pesquisa iniciada no doutorado sobre as atuações da etnóloga Wanda Hanke e da arqueóloga Betty Meggers no Brasil. Partindo do registro histórico das expedições científicas realizadas por essas duas cientistas no país, já efetuado na tesede doutorado, pretende-se agora centrar a análise nas coleções formadas por elas, em alguns documentos sobre…
Minha proposta para o doutorado é realizar uma reflexão metodológica, buscando uma prática colaborativa, sobre os modos de democratização e negociação das narrativas sobre o passado e presente de um lugar, entre os diferentes grupos envolvidos. Por meio da história oral e da etnografia, pretendo desenvolver um trabalho cujo intuito é evidenciar a multivocalidade durante a pesquisa arqueol…