Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre António Timbane

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Moçambique

Pós-Doutor em Linguística Forense pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), Pós-Doutor em Estudos Ortográficos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015), Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela UNESP, Mestre em Linguística e Literatura moçambicana (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês (2005) pela Universidade Pedagógica, Moçambique. Foi professor na Academia de Ciências Policiais de Moçambique onde lecionou as disciplinas de Introdução à Linguística Forense (Linguagem e Lei) e Língua francesa na Graduação e na Pós-graduação. Ministrou as disciplinas de Perturbações de Escrita e de Leitura e Metodologia de Investigação Científica no Instituto Superior de Ciências de Saúde de Moçambique, foi docente de Estudos do Léxico, Técnicas de Expressão e de Comunicação e Metodologia de Investigação Científica no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini. Lecionou das disciplinas de Fundamentos de Estudos da Linguagem, Seminário de pesquisa em lingua, linguagem e cultura, Seminário de Pesquisa, Linguagem e memória social, Estudos de língua e cultura e Metodologia de pesquisa em estudos da linguagem no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (Catalão). É atualmente professor da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês com experiência no ensino e na pesquisa em Sociolinguística e Dialetologia com enfoque na variação e mudança lexical do Português (Estudos do Léxico) e ensino, Contatos linguísticos e Línguas Bantu moçambicanas. Orientou e orienta pesquisas na Pós-Graduação, Graduação e Iniciação Científica. É membro do Grupo de Estudos de Linguística Forense, membro da The International Association of Forensic Linguists (IAFL), membro do Núcleo de Estudos da Sociolinguística, membro do Grupo de Estudos da Fonética Acústica. Participa do Grupo de Pesquisa África-Brasil: produção de conhecimento, sociedade civil, desenvolvimento e cidadania global (UNILAB) e do Projeto Dicionário de nomes em uso no Brasil (UnB). Participa do Comité Editorial Científico de várias Editoras brasileiras e é parecerista em revistas científicas qualificadas no Brasil e no exterior. É Editor-chefe da Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras (ISSN:2764-1244). É Co-editor das Revistas Áfricas e Cadernos de África Contemporânea. Tem organizado e publicado livros, capítulos, artigos e outros produtos científicos no Brasil e no exterior. É professor convidado no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Coordenador do Curso de Português para estudantes estrangeiros do PEC-G (CELPE-BRAS). Email: alextimbana@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: