Busca avançada
Ano de início
Entree

Alessandra Pontillo

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Itália

Desde 2013 é docente do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente ocupa o cargo de Professor Associado no Departamento de Imunologia. Possui graduação em Ciências Biológicas (1999), Doutorado em Patologia Experimental e Clinica (2003) e Residência em Genética Medica (2008) obtidos junto à Universita Degli Studi Di Trieste (Itália). Fez pós-doutorado no Instituto da Crianças "Burlo Garofolo" em Trieste ((Itália) de 2003 a 2011. Entre 2011 e 2013 foi pesquisador visitante no Brasil (no LIM-56 da FMUSP e no Departamento de Genetica da UFPE). Em 2021 obteve o titulo de Livre Docencia pelo ICB/USP na area de Imunogenetica. Tem expertise em imunidade inata e inflamaçao, inflamassoma, doenças autoinflamatorias, imunogenetica, genetica medica e populacional. Desenvolve projetos de pesquisa relacionados a genetica humana da imunidade inata e inflamaçao com particular interesse no complexo multiproteico do inflamassoma. A analise dos genes de interesse tanto em doenças monogenicas autoinflamatorias quanto em doenças multifatoriais com componente inflamatoria estabelecida (doenças autoinflamatorias, autoimunes, infecciosas, neurodegenerativas, neoplasias) tem como objetivo de contribuir ao conhecimento dos mecanismos imunopatologicos dessas doenças e identificar marcadores diagnosticos alternativos ou novos alvos de intervençao terapeutica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Na batalha entre plasmódio e placenta, quem sofre é o feto 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: