Busca avançada
Ano de início
Entree

Iana Garofalo Chaves

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2007), especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de Salvador - UNIFACS (2011), mestra em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Design e Arquitetura na Universidade de São Paulo - USP (2014) e Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo - USP na área de concentração de Design e Arquitetura (2019). Com experiência profissional na indústria óptica desenvolvendo e atuando em todas as etapas dos projetos de armações e sendo também responsável por outras atividades gerenciais e na área do Marketing surgiu o interesse em realizar um MBA em Gestão de Projetos. Devido a experiência com armações de óculos, o mesmo foi objeto de estudo da pesquisa de mestrado que resultou em diretrizes para o projeto dos óculos infantis, adotando na pesquisa a metodologia do Design Centrado no Humano. O interesse na abordagem do Design Centrado no Humano (DCH) e em estudos e pesquisas que possuem interface com o mesmo, tais como, Design Centrado Usuário, Design Emocional, Design Empático, Design for wellbeing, User e Product Experience, conduziu para a definição da pesquisa de doutorado que se aprofundou e investigou os princípios e práticas do DCH e como os mesmos vem sendo transmitidos e apreendidos pelos alunos graduandos em Design. A tese apresentou um Framework conceitual de ensino e aprendizagem projetual em Design, baseada na aproximação com os estudos do Conectivismo e da Construção Colaborativa do Conhecimento. A pesquisa foi parcialmente desenvolvida no Human Centred Design Institute - HCDI na Brunel University em Londres, através do programa de doutorado sanduíche - CAPES. Como atuais interesses da pesquisadora estão a abordagem do Design Centrado Humano e sua aplicação, em especial os aspectos relativos aos métodos/ferramentas que conduzam as informações de caráter subjetivos e de significados a serem aplicados ao processo de Design. A aplicação desse estudo atrelado tanto a educação como as diversas áreas práticas, por meio de aspectos conectivistas e da aprendizagem colaborativa. Além dos estudos relacionados, como a grande área de Usabilidade/Fatores Humanos e os mais específicos User e Product Experience, Design for Wellbeing e Design empático. Atualmente a pesquisadora é fundadora e criadora de conteúdo para o perfil @the.design.platform sobre Design na plataforma Instagram. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CHAVES, Iana Garofalo. Estudo, análise e proposta de diretrizes a serem consideradas no projeto do produto óculos para o público infantil. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/10910-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: