Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando Simplicio dos Santos

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Fernando Simplício dos Santos é professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado ao Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas (DALV) e ao Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Graduou-se em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis), onde também concluiu o Mestrado em Letras, com ênfase na área de conhecimento Literatura e Vida Social. Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estudos referentes à teoria, à crítica e à história literária. Desenvolveu um estágio de pesquisa junto ao Departamento de Literatura da Université du Québec à Montréal (UQÀM-Canadá), o qual foi financiado pela Agence Universitaire de la Francophonie (AUF-Canadá). Entre 2005 e 2013, foi pesquisador e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Ministrou aulas de língua e literatura francesa em diversas escolas particulares, contribuindo, igualmente, com determinados órgãos e institutos educacionais das esferas municipais, estaduais e federais. Desenvolveu estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR). E, além de lecionar aulas de literatura brasileira, literatura portuguesa e de teoria, história e crítica literária, elabora pesquisas a partir dos seguintes temas: a) alegoria, metáfora e simbologia; memória, passado e esquecimento: o quadro teórico de Paul Ricoeur; b) impasses entre modernidade, modernização e modernismo; magia, técnica, arte e política: o quadro teórico de Walter Benjamin; c) teoria do romance tradicional, moderno e pós-moderno; o romance histórico e suas reconfigurações: o quadro teórico de György Lukács; d) literatura e violência; e) revisão crítica da história da literatura brasileira. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: