Busca avançada
Ano de início
Entree

Salete Linhares Queiroz

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo Setor de Química do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), onde foi Diretora no período de 2017 a 2021, editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, 26 mestres e 13 doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (13)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. Química Nova, v. 37, n. 9, p. 1559-1565, . (11/06555-9)

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: UMA REVISÃO. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562, . (11/06555-9)

PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA CABRAL; NILCIMAR DOS SANTOS SOUZA; SALETE LINHARES QUEIROZ. CASOS INVESTIGATIVOS PARA A PROMOÇÃO DA CSCL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Química Nova, v. 40, n. 9, p. -, . (12/05437-5)

LUCIANA MASSI; GELSON RIBEIRO DOS SANTOS; JERINO QUEIROZ FERREIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Artigos científicos como recurso didático no ensino superior de Química. Química Nova, v. 32, n. 2, p. 503-510, . (03/06107-0)

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; ALZIR AZEVEDO BATISTA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório. Química Nova, v. 33, n. 9, p. 1980-1986, . (07/06657-0)

SÁ, LUCIANA PASSOS; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Promovendo a argumentação no ensino superior de química. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 2035-2042, . (05/54035-3)

SÁ, LUCIANA PASSOS; FRANCISCO, CRISTIANE ANDRETTA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, . (05/54035-3)

PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA CABRAL; KEILA ANGÉLICA PERON; SALETE LINHARES QUEIROZ. EXPOSIÇÃO ORAL NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Química Nova, v. 42, n. 2, p. 221-231, . (16/20073-0)

MIKEAS SILVA DE LIMA; SALETE LINHARES QUEIROZ. MODELO SEMIÓTICO DE LEITURA DE INSCRIÇÕES: APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. Química Nova, v. 43, n. 7, p. 987-997, . (18/23809-3, 18/23819-9)

ARIANE BAFFA LOURENÇO; JERINO QUEIROZ FERREIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Licenciandos em química e argumentação científica: tendências nas ações discursivas em sala de aula. Química Nova, v. 39, n. 4, p. 513-521, . (13/21525-4)

LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354-360, . (08/10577-5)

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA; SALETE LINHARES QUEIROZ. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de Química. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857, . (11/06555-9)

SALETE LINHARES QUEIROZ; LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da revista 'Ciência Hoje' relacionados à química. Ciência e Educação, v. 19, n. 4, p. 947-969, . (08/10577-5)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MASSI, Luciana. Contribuição da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em Química. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Química de São Carlos.  Universidade de São Paulo (USP).  São Carlos.  (05/57244-2

SOUZA, Nilcimar dos Santos. Argumentação colaborativa mediada por computador no ensino superior de química. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química de São Carlos.  Universidade de São Paulo (USP).  São Carlos.  (12/05437-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: