Busca avançada
Ano de início
Entree

Hilton Silveira Pinto

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica ESALQ/USP, mestrado em Geografia Física pela USP, doutorado em Agronomia pela UNESP e pós-doutorado pela Universidade de Guelph-Canada, onde atuou também como professor convidado. Professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas até outubro de 2012. Juntamente com o Prof. A. C. Magalhães foi o criador do Cepagri/Unicamp e seu diretor por diversas vezes, até 2012, onde permanece atualmente como pesquisador convidado. Coordenou e coordena duas dezenas de trabalhos oficiais em Zoneamento de Riscos Climáticos e Mudanças Climáticas na Agricultura com financiamentos nacionais e internacionais, incluindo a Finep, CNPq, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Banco Mundial e Embaixada Britânica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança climática, riscos climáticos, mitigação e adaptação, zoneamento agrícola e café. Foi assessor da Finep, dos Ministérios da Agricultura, de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia, das secretarias de Agricultura e da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Durante cinco anos foi Chefe Substituto da Seção de Climatologia Agrícola do Instituto Agronômico de Campinas. Tem mais de 70 trabalhos publicados em revistas científicas e 41 capítulos de livros. Proferiu cerca de duas centenas de palestras em reuniões científicas no Brasil e no exterior, a maior parte relativa a mudanças climáticas e agricultura. Aposentou como Pesquisador A1 do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Aquecimento e agricultura - 1º Bloco


Publicado em 13 de junho de 2015 - SP Pesquisa - Aquecimento e agricultura - 1º Bloco - O programa mostra o que vai mudar na produção agrícola do Brasil com o aquecimento do planeta. Os cientistas que calcularam como o aumento da temperatura e as mudanças no regime de chuvas vão deslocar as culturas que sustentam o agronegócio no Brasil. A equipe foi até Jaguariúna, no interior paulista, registrar um experimento inédito no mundo. Lá, cientistas acompanham uma plantação de café, cultivada nas condições atmosféricas previstas para o fim deste século. Ali perto em Campinas, os cientistas que desenvolvem plantas que vão resistir à seca, um fenômeno que deve ser mais frequente no Brasil das próximas décadas. O São Paulo Pesquisa vai mostrar quais as respostas que a ciência brasileira busca para garantir a produção de alimentos num cenário de mudanças climáticas.

SP Pesquisa - Aquecimento e agricultura - 2º Bloco


Publicado em 13 de junho de 2015 - SP Pesquisa - Aquecimento e agricultura - 2º Bloco - O programa mostra o que vai mudar na produção agrícola do Brasil com o aquecimento do planeta. Os cientistas que calcularam como o aumento da temperatura e as mudanças no regime de chuvas vão deslocar as culturas que sustentam o agronegócio no Brasil. A equipe foi até Jaguariúna, no interior paulista, registrar um experimento inédito no mundo. Lá, cientistas acompanham uma plantação de café, cultivada nas condições atmosféricas previstas para o fim deste século. Ali perto em Campinas, os cientistas que desenvolvem plantas que vão resistir à seca, um fenômeno que deve ser mais frequente no Brasil das próximas décadas. O São Paulo Pesquisa vai mostrar quais as respostas que a ciência brasileira busca para garantir a produção de alimentos num cenário de mudanças climáticas.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: