Resumo
Este livro descreve todas as ocorrências de inossilicatos (piroxênios, anfibólios etc.) no Brasil, incluindo suas propriedades e paragêneses. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IGC) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Geólogo (1982), Licenciatura em Geologia (1982), Mestre (1986), Doutor (1991), Livre-Docente (1999), Titular (2017) pela Universidade de São Paulo, é professor do Instituto de Geociências de USP desde 1984, destacando-se como professor paraninfo e professor homenageado de diversas turmas. É o representante brasileiro na Commission on New Minerals and Mineral Names (CNMMN) / Commission on New Minerals, Nomenclature and Classification (CNMNC) da International Mineralogical Association (IMA) desde 1990. É autor de 34 minerais novos aprovados pela IMA. O mineral atencioíta foi nomeado em sua homenagem. É autor do livro Type Mineralogy of Brazil, a book in progress (2020), co-autor da Enciclopédia dos Minerais do Brasil, além de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, resenhas, traduções, prefácio etc. Foi editor da Revista Brasileira de Geociências e atualmente é relator de várias publicações e editor associado do Mineralogical Magazine. É supervisor do Laboratório de Difratometria de Raios X do Instituto de Geociências da USP. Tem orientado dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de grande número de trabalhos de iniciação científica e de pós-doutorado na área de Geociências. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa FAPESP. É pesquisador 1D CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
As pedras no caminho |
Las piedras en el camino |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Este livro descreve todas as ocorrências de inossilicatos (piroxênios, anfibólios etc.) no Brasil, incluindo suas propriedades e paragêneses. (AU)
Este projeto representa a continuidade do trabalho, que já vem sendo desenvolvido com êxito, de estudo de minerais novos e raros do Brasil, visando enriquecer o conhecimento mineralógico atual, através de pesquisas que incluem a determinação de estruturas cristalinas e solução de problemas de nomenclatura mineralógica. Estudos referentes ao relacionamento entre estes minerais e suas assoc…
Este livro representa uma revisão sistemática inédita de todo o universo mineralógico brasileiro de todas as espécies de filossilicatos, situando geograficamente seus principais depósitos. É o volume 7 da Enciclopédia dos Minerais do Brasil. (AU)
Este livro representa uma revisão sistemática inédita de todo o universo mineralógico brasileiro de todas as espécies de tectossilicatos, situando geograficamente seus principais depósitos. É o volume 6 da Enciclopédia dos Minerais do Brasil. (AU)
Este livro representa uma revisão sistemática inédita de todo o universo mineralógico brasileiro de todas as espécies de fosfatos, arsenatos e vanadatos, situando geograficamente seus principais depósitos. É o volume 5 da Enciclopédia dos Minerais do Brasil. (AU)
Apesar da atual tecnologia disponível e do conhecimento acumulado ao longo do tempo, existem minerais raros e não totalmente caracterizados no Brasil. No contexto das muitas regiões ainda pouco exploradas, se enquadra a região do maciço alcalino em Poços de Caldas, Minas Gerais, particularmente a Pedreira da Prefeitura, cuja mineralogia não é bem compreendida. Assim, propõe-se neste estud…
O presente projeto de iniciação científica tem como principal objetivo estudar rochas coletadas na Lavra Boca Rica, localizada em Galileia, Minas Gerais, caracterizando seus principais minerais constituintes e aprofundando os estudos nas ocorrências de fosfatos e oxalatos raros previamente identificados nestas rochas e pouco descritos na literatura da região. (AU)
As rochas do Complexo Alcalino de Poços de Caldas contêm minerais raros, e possivelmente novos minerais a serem descobertos, alguns destes ricos em elementos terras raras. Como muitos destes minerais não foram descritos ou apenas parcialmente descritos, faz-se necessária a aprovação e execução dessa pesquisa. (AU)
O complexo alcalino de Poços de Caldas contém muitos minerais raros, sendo alguns deles ricos em elementos terras raras. Entretanto, muitos desses minerais foram em sua maioria apenas citados ou parcialmente descritos, o que justifica terem sido encontradas apenas duas novas espécies minerais em Poços de Caldas (fluorlamprofilita- (SrNa)Ti2Na3Ti(Si2O7)2O2F2 e manganoeudialita - Na14Ca6M…