Busca avançada
Ano de início
Entree

Pierre Kaufmann

CV Lattes Google Scholar Citations


Instituto Presbiteriano Mackenzie. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Escola de Engenharia (EE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: França

Atualmente Professor Titular na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pesquisador Sênior em tp no Centro de Componentes Semicondutores, Chefe de Pesquisa 1A do CNPq. Estabeleceu várias facilidades experimentais para rádio-astronomia e física da ionosfera, destacando-se os Rádio-Observatórios do Ibirapuera, São Paulo (1959-1964); Umuarama, Campos do Jordão, SP (1964-1970); Itapetinga, Atibaia, SP (1969-presente); VLBI em Eusébio/Fortaleza, CE (1992-presente). Pesquisador Principal do Telescópio Solar para Ondas Submilimétricas, SST (1993-presente). Introduziu o programa de Ciências Atmosféricas no Programa Antártico Brasileiro (1982). Contribuiu para a introdução, no Brasil, de novas áreas de ciência e tecnologia, incluindo rádio-astronomia, rádio-propagação, geodésia espacial, física solar e ds relações solares terrestres. Membro de várias sociedades profissionais, conselhos e comitês, no Brasil e no exterior, destacando-se IAU, COSPAR, Presidente do Comitê nacional Brasileiro da URSI (1989-2009); Representante da Disciplina Científica do SCOSTEP (1995-2001); Representante Nacional no SCOSTEP (2001-2008; 2014-presente), Membro de corpo editorial, e árbitro de diversos periódicos especializados. Publicou cerca de 230 artigos científicos, um livro, várias monografias e relatórios técnicos sobre instrumentação, rádio-propagação, rádio-astronomia, física solar e das relações solares-terrestres. Obteve uma patente sobre novo processo de posicionamento geográfico no Brasil (1997), nos USA e outros paises (2009), e depositou outros três pedidos (2002-2012). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
En una nueva frecuencia 
Em nova frequência 
Descoberto intenso brilho infravermelho em explosão solar 
Experimento brasileiro investigará as mais enigmáticas radiações solares 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Atividade Solar - 1º Bloco


Publicado em 4 de julho de 2015 - SP Pesquisa - Atividade Solar - 1º Bloco. A pesquisa dedicada ao clima especial analisa principalmente informações sobre o comportamento do sol, como explosões solares, campo magnético do sol e quantidade de radiação que chega à nossa atmosfera. Esse monitoramento é importante para garantir a eficiência no funcionamento das comunicações, transações bancárias, internet, aviação e energia. O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no Centro de Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAN, e o monitoramento realizado no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Inpe.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: