Resumo
O Projeto visa o desenvolvimento e a manutenção da Infraestrutura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul a partir de 2019. É diretor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 680 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 12 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 17.800 citações (fator h = 59) na Web of Science, e 27.000 citações (h= 75) no Google Scholar (dados de fevereiro de 2023). Orientou 52 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e que integrou o processador de texto Word for Windows por vários anos. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) (2016 a 2020), e é Presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina, e editor executivo da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O Projeto visa o desenvolvimento e a manutenção da Infraestrutura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo. (AU)
O Projeto visa promover o desenvolvimento e a manutenção da Infraestrutrura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo. (AU)
Grandes desafios, como a fabricação de dispositivos sensores para diagnóstico precoce de câncer e detecção de contaminação de alimentos / água, só podem ser abordados com esforços conjuntos em pesquisas multidisciplinares. Problemas selecionados dentro dos desafios acima serão abordados neste projeto por uma equipe multiinstitucional de físicos, químicos, engenheiros, médicos e cientistas…
Esta proposta visa apoiar a visita do Dr. Jorge Ricardo Mejía-Salazar, docente do Inatel em Minas Gerais, para desenvolver atividades de pesquisa no IFSC-USP por um período de ca. 6 semanas. O Dr. Mejía-Salazar fez pós-doutorado no IFSC e continuou a trabalhar em colaboração conosco, que tem sido muito frutífera. A título de ilustração, o Dr. Mejía-Salazar publicou quase 30 artigos em col…
Na visita de um mês, o Dr. Pablo Albella estreitará a colaboração com nossos grupos de pesquisa, realizando cálculos relacionados à absorção e espalhamento de luz em arranjos de nanoantenas com formato de gravata borboleta. Esses dados numéricos serão complementares aos resultados teóricos que estão sendo obtidos no trabalho de pós-doutoramento do Dr. Jorge Ricardo Mejía Salazar (FAPESP #…
O Prof. Paulo António Ribeiro é parceiro em pesquisas do Grupo de Polímeros Bernhard Gross há muitos anos, uma vez que ele próprio fez doutorado em nosso grupo nos anos 1990. Desde então, temos mantido colaboração que, nos últimos anos, tem se concentrado nas propriedades de filmes automontados e da interação de DNA com filmes de Langmuir. Nesta colaboração buscamos complementaridade de c…
A combinação de métodos eletroanalíticos e aprendizagem de máquina é promissora para o diagnóstico precoce de câncer e outras doenças, principalmente com dispositivos sensíveis com operação no ponto de atendimento. Resultados ainda mais confiáveis e completos podem ser obtidos com dispositivos que detectam simultaneamente múltiplos biomarcadores. Porém, a produção desses sensores livres d…
A fabricação de biossensores com baixo custo e em grande escala é uma necessidade para auxiliar no diagnóstico precoce de muitas doenças, como o Câncer, e para detecção de infecções como a da COVID-19. Um método empregado para aumentar a sensibilidade e seletividade de sensores é a incorporação de nanopartículas metálicas na matriz que precede a camada ativa do biossensor. Isto geralmente…
Complexos de rutênio têm ação tóxica em várias linhagens de células tumorais, mas são também tóxicos para células saudáveis. Seu uso eficiente em quimioterapia só se dará se forem encapsulados em nanoestruturas carreadoras biocompatíveis, como as obtidas com calixarenos. Neste projeto investigaremos o encapsulamento de complexos de rutênio em sistemas de carreamento de fármacos com deriva…
O controle da doença COVID-19 causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 requer diagnóstico em grande escala para uma população, principalmente no estágio inicial de contágio. Dos testes atuais, os moleculares para detecção do vírus são complexos e têm consumo de tempo relativamente alto, enquanto a maioria dos testes de imunoensaios é aplicável apenas em estágio tardio da doença. Neste projeto …
Novas estratégias e tecnologias de geração de energia limpa são essenciais para minimizar efeitos do aquecimento global e satisfazer a demanda crescente de energia, inclusive para dispositivos vestíveis (wearables) como sensores e biossensores. Uma possibilidade é utilizar materiais termoelétricos para converter calor em energia elétrica. Neste projeto, será produzido um microgerador term…
A crescente importância de provas de redação em vestibulares e concursos públicos, tal como seu alto custo de correção, tem impulsionado a busca por métodos mais baratos e eficazes para a pontuação desse tipo de texto. Nesse contexto insere-se a Avaliação Automática de Redações (AAR), termo que se refere ao uso de técnicas estatísticas e de processamento de linguagem natural (PLN) para po…
Nos últimos anos, o atendimento médico personalizado usando dispositivos vestíveis tem sido intensamente investigado para substituir o diagnóstico e acompanhamento hospitalar convencional. Os sensores de tatuagem respiráveis permitem um monitoramento de saúde confortável e rápido a longo prazo sem os atrasos associados à análise laboratorial centralizada. Este projeto visa desenvolver dis…
Materiais mecanocromáticos podem potencialmente ser aplicados no monitoramento de mobilidade humana uma vez que exibem respostas colorimétricas intuitivas e discerníveis a olho nu. No entanto, a fabricação de sensores vestíveis ainda é desafiadora pois o efeito mecanocromático é normalmente manifestado em filmes finos que são difíceis de serem manufaturados na forma de dispositivos person…
Biossensores fotoeletroquímicos (PEC) operando sob irradiação de luz LED visível são promissores para dispositivos portáteis que permitem a detecção de marcadores tumorais em concentrações muito baixas. Este desenvolvimento requer plataformas de detecção de PEC de alto desempenho nas quais pulsos de luz criam fluxos iônicos localmente altos que são sensíveis aos efeitos de impedimento est…
A comunidade acadêmica e industrial tem dedicado muitos esforços para diagnosticar doenças de maneira rápida, fácil e com baixo custo. Neste contexto, os biossensores têm sido amplamente estudados, uma vez que são dispositivos capazes de detectar estruturas biológicas por meio da alteração de suas propriedades químicas e/ou físicas. Neste projeto, serão fabricados biossensores label-free …
Os metais pesados podem causar doenças graves em seres humanos, ameaçando seus sistemas nervoso e cardiovascular, mesmo em baixas concentrações. Muitos materiais foram desenvolvidos para a remoção de íons de metais pesados. No entanto, a maioria desses materiais apresentam baixas taxas de adsorção e podem levar muito tempo para atingir o equilíbrio. Além disso, existem preocupações sobre …
Este projeto visa desenvolver dispositivos flexíveis de ouro ou platina obtidos por fotolitografia em tereftalato de polietileno (PET). Estas superfícies flexíveis nanoestruturadas serão caracterizadas por técnicas eletroquímicas (voltametria cíclica, espectroscopia de impedância eletroquímica) e serão usadas para detectar biomarcadores, como ácido úrico, ácido ascórbico, dopamina e NADH …
Publicado em 03 de fevereiro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Físicos brasileiros utilizaram uma técnica de análise de textos desenvolvida por eles para estudar o manuscrito Voynich, um livro misterioso supostamente escrito no início do século XV composto em um alfabeto desconhecido. A esperança é que a descoberta ajude a decifrar o texto, considerado um dos mais enigmáticos que se conhece. Por meio de ferramentas estatísticas avançadas, o físico Diego Amâncio, da Universidade de São Paulo em São Carlos, se esforça para descobrir se o manuscrito é um texto coerente ou apenas um amontoado aleatório de símbolos sem sentido, como afirmam alguns estudiosos. "Analiso o texto sem saber quais são as palavras, porque estou interessado na organização do texto", afirma.