Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Alexandre Ferreira

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ricardo Alexandre Ferreira é Livre-Docente em História Moderna pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à escravidão africana e à construção do Estado Moderno nas porções lusas da Península Ibérica e da América, entre os séculos XVII e XIX. Foi Chefe do Departamento de História da UNESP de Franca e editor da revista História (São Paulo) da UNESP entre os anos de 2015 e 2017. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UNESP (Câmpus de Franca) entre os anos de 2017 e 2020 e o Programa de Pós-Graduação em História da UNESP, oriundo da fusão dos PPG-História da UNESP de Assis e Franca, nos anos de 2020 e 2021. Atuou, entre 2015 e 2021, como pesquisador responsável pelo subprojeto Legislação, direito e escravidão na porção lusa das Américas: das ordenações aos manuais e tratados práticos (séculos XVIII e XIX) que integrou o Projeto Temático Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa, sediado na UNESP e financiado pela FAPESP (Processo 2013/14786-6). É investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde, desde agosto de 2022, atua como Professor Visitante Sênior (CAPES). É supervisor do CEDAPH - Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica da UNESP, Câmpus de Franca e líder do grupo de pesquisa Leviatã e o cativeiro: a escravidão em terras luso-brasileiras entre os séculos XVII e XIX. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: