Busca avançada
Ano de início
Entree

Cássia Navas Alves de Castro

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora-doutora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena/Instituto de Artes (IA)/Universidade Estadual de Campinas, é graduada em direito (USP), doutora em dança e semiótica (PUC/SP), pós-doutora em artes (ECA/USP), especialista em gestão e políticas culturais (UNESCO, Université de Dijon, Ministère de la Culture/France). Tem experiência na área de dança, em semiótica e artes, atuando principalmente dentro do seguintes temas: dança, dança moderna, dança contemporânea, dança no brasil, crítica de dança, documentação/memória e políticas e gestão em cultura. Integrou o Conselho do Departamento de Artes Corporais (IA/UNICAMP) e a Comissão de Graduação do Curso de Dança/IA/UNICAMP. Compôs a Sub-Comissão de Pós-Graduação em Artes/Instituto de Artes/UNICAMP (2010-2011) e a Sub -Comissão do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (2011-12). Foi coordendora de Extensão e Atividades Comunitárias do IA/UNICAMP. Autora de Imagens da Dança em São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador e de Arte da Composição, os dois últimos juntamente com Lenora Lobo, assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de Dança no Brasil. Pertence ao conselho editorial das revistas ARJ- Artes Research Journal (ABRACE, ANPAP e ANPOM), tendo sido conselheira titular das artes da cena (2009-2010)na Comissão Nacional de Incentivo Cultural (CNIC), do Ministério da Cultura do Brasil e membro do Colegiado Nacional de Dança, Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), segmento FORMAÇÃO. Coordena o GEPETO - Grupo de Pesquisa Topologias do espetáculo - arte e identidades contemporâneas (CNPq), tendo ainda coordenado o GT-Grupo de Pesquisa em Dança no Brasil da ABRACE/Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, na qual atuou também como membro de sua diretoria, como membro de Conselhos Editoriais. É curadora e consultora de vários projetos e programas em dança, sendo que parte de seus escritos podem ser consultados no www.cassianavas.com.br . (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

None

MENEGHINI, Henrique Rochelle. Elementos da dança como linguagem : "no Singular", de Henrique Rodovalh. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas.  (11/14931-0

MENEGHINI, Henrique Rochelle. A crítica como metodologia e análise da recepção na dança = Criticism as methodology and analysis of dance spectatorship. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.  (13/18704-4

HORA, Cristina Santaella Braga da. Ensino-aprendizagem da dança flamenca à luz da psicanálise. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/51108-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: