Resumo
Serviço de biblioteca e documentação. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IGC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Estados Unidos
Formado em Geology - Stanford University (1966) com doutorado em Geology - University of California at Los Angeles (1975). Atualmente é Professor Doutor na Universidade de São Paulo. Atua na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, principalmente com relação a microbialitos (estromatólitos e microfósseis) do Proterozoico das faixas Ribeira, Paraguai, Brasília e outras, bem como do Fanerozoico da Bacia do Paraná. Também se interessa na história geológica do Neoproterozoico, especialmente nas evidências de mudanças paleoclimáticas e da biosfera ao final desta era. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Serviço de biblioteca e documentação. (AU)
Este projeto abrange os seguintes pontos: modificações de layout visando: piso térreo- melhor armazenamento do acervo, uma vez que o espaço físico se tornará insuficiente em breve; piso superior - otimização do espaço administrativo e do espaço destinado aos usuários. O problema de reverberação do som será resolvido com a colocação de forro (que também tornará o ambiente claro) e troca do…
A presente solicitação de auxilio a pesquisa visa a realização de um estudo estratigráfico de detalhe do holoceno e pleistoceno superior, na região situada ao Sul do Banco de Abrolhos, BA, utilizando para isso um testemunho coletado no talude superior. A obtenção de dados micropaleontológicos de foraminíferos, análises isotópicas (18 O/16 O) e datações por radiocarbono (método A. M. S.) E…
Esta pesquisa investigará microfósseis vasiformes ("vase-shaped microfossils") de duas formações do registro geológico do Neoproterozoico brasileiro, e os comparará com outras ocorrências neoproterozoicas no mundo, com o objetivo de contribuir para o conhecimento de aspectos paleobiológicos, evolutivos e bioestratigráficos relacionados ao aparecimento de eucariotos unicelulares tecados em…
Entender o Neoproterozóico reveste-se de importância pois em rochas deste período ocorrem evidência de eventos paleoclimáticos extremos e únicos no registro geológico da Terra, cujas influências na história da vida ainda não foram devidamente esclarecidas. A presente proposta de doutoramento pretende compreender parte desta história com o estudo de microbialitos e estruturas associadas no…
Entre 1,0 e 0,54 Ga, a Terra protagonizou profundas mudanças em todas suas esferas. Mudanças paleoclimáticas (Hoffman et al., 1998a, b) e transformações na composição da água oceânica (Bartley et al., 2001; Anbar & Knoll, 2002), na atmosfera (Canfield, 2005) e na tectônica global (Veizer, 1994) resultaram em uma dinâmica sedimentar diferente (Veizer, 1994; Knoll & Sergeev, 1995; Kah & Kno…
A paleobiologia de organismos eucariontes unicelulares do Proterozoico é escopo de várias linhas de pesquisa que visam compreender a evolução e diversificação de ecossistemas anteriores ao aparecimento dos metazoários. Neste contexto, microfósseis em forma de vaso (VSMs) são importantes devido a sua ampla distribuição em rochas mais antigas que 760 Ma, além de sua interpretação biológica.…
Como parte deste projeto já foram feitas coletas extensivas de novo material fossilífero nas faixas Paraguai e Brasília que estão em estudo na USP e na UCLA visando o aprofundamento de nosso conhecimento da vida pré-cambriana para podermos estabelecer a utilidade estratigráfica e o significado paleobiológico deste material. No estágio, preferência será dada à comparação e integração dos r…
Publicado em 25 de abril de 2015 - SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 2º Bloco . A origem da vida sempre intrigou o ser humano. Estudos recentes – desenvolvidos no Brasil e no mundo – convergem para a hipótese de que a vida caiu do céu. O programa SP Pesquisa conta a atuação de cientistas brasileiros na tentativa de desvendar esse mistério. São físicos e astrofísicos que dedicam horas de observação, experimentos e estudos na busca dessa resposta. O programa também aborda o estudo da paleontologia que tenta descrever a evolução da vida na Terra.