Busca avançada
Ano de início
Entree

João Atílio Jorge

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP - 1974)), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica-FMRP) Universidade de São Paulo (1977), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica-FMRP) pela Universidade de São Paulo (1979). Professor voluntário do Departamento de Biologia da FFCLRP-USP (1976-1977). Pós-doutorado na Long Island University como bolsista do N.I.H. (1979-1981). Livre-Docente pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto USP (1995). Professor Titular do Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Universidade de São Paulo (2008). Bolsa de Produtividade (PQ) de 1983 a 2017. Aposentado em 2017 após 41 anos de docência no Departamento de Biologia da FFCLRP-USP. Foi professor anualmente das disciplinas de Microbiologia Geral, Sistemática de Bactérias, Algas e Fungos para a graduação e de Técnicas Básicas de Bioquímica, Micologia e Enzimologia para Pós-Graduação. Chefe do Departamento de Biologia (FFCLRP-USP) de 2005-2009 e Vice-Chefe por três gestões. Participou em diferentes mandatos das comissões de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa da FFCLRP-USP, sendo membro titular da comissão de Pesquisa por 11 anos e participado da comissão organizadora do SICUSP durante seis anos consecutivos. Foi coordenador da Comissão de criação do curso de Pós-graduação em Biologia Comparada(1997) e o primeiro coordenador do curso (1998-2000). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica dos Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica e Fisiologia de Fungos, Enzimologia, Glicosidases tolerantes ou ativadas pelos produtos, Transglicosilação, Metabolismo de Carboidratos, Estresse em Fungos, Produção de Enzimas, Fermentação, Hidrólise de Biomassa, Fungos Termófilos e Termofilia. Utilizou como modelo experimental os seguintes de fungos mesofilicos : Neurospora crassa, Aspergillus, Tricoderma reesei, Mucor rouxii, Rhizopus stolonifer,Trichocladium e Saccharomycopsis fibuligera e como termofilicos: Humicola grisea var. thermoidea, Humicola insolens, Chaetomium thermophilum, Malbranchea pulchella var. sulfurea e Scytalidium thermophilum. Orientou 24 monografias de alunos de IC com defesas publicas, dezoito mestres e quatorze doutores. Publicou mais de 160 trabalhos completos em revistas com corpo editorial e arbitragem junto com alunos e colaboradores. Descreveu e caracterizou: i) o papel do AMPc na morfologia e no metabolismo do mutante Crisp-1 de N. crassa (deficiente em adenilato ciclase); ii) trealases mista (exibem propriedades de ácidas e neutras simultaneamente) em fungos termófilos; iii) Enzimas ativadas pelos produtos em fungos filamentosos. Demonstrou pela primeira vez, junto com alunos e colaboradores, a existência de Glicosidases ativadas pelos produtos glicose e xilose. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: