Busca avançada
Ano de início
Entree

Eduardo Janot Pacheco

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1967), graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal de Minas Gerais / CNEN (1968), mestrado em Astronomia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutorado em Astrophysique et Techniques Spatiales - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1987). Fez numerosos estagios na Open University (UK), onde foi Visiting Professor de 2009 a 2010 e nos principais observatórios astrofísicos franceses, e teve um Poste Rouge do CNRS (2000). Foi responsável por vários auxílios do CNPq, CAPES, FAPESP e CNRS e é o Pesquisador Responsável de projeto temático da FAPESP em vigência. Tem experiência na área de Astronomia e ciências espaciais, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: estrelas Be, astrossismologia, astrofisica estelar, binarias de raios x, altas energias, astrobiologia e exoplanetas. Preside o Comitê CoRoT Brazil, que representa o país junto à missao espacial CoRoT, cuja finalidade foi a descoberta de exoplanetas e a astrossismologia(2002-2021). Membro do Scientific Committee do satélite CoRoT (agência espacial francesa CNES-França). 2007-2013: Membro da Comissão Brasileira de Astronomia, que representa o Brasil perante a International Astronomical Union (2009-2011). Membro e relator da Comissão Especial de Astronomia, do MCTI, encarregada de elaborar o ?Plano Nacional de Astronomia?, para os anos 2010-2016. Presidente do Comitê de Busca para o Laboratório Nacional de Astrofísica (MCTI). 2010-2011: Membro da Comissão de Negociação do MCTI com a European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere (ESO), para tratar da adesão do Brasil à organização. 2009-2013: Membro do Comitê Gestor do INCT Espacial INESpaço (CNPq). 2013: Membro do Comitê de Busca para o Observatório Nacional (MCTI). Membro do CTC do Observatorio Nacional (2012-2016). 2015 2021: Presidente do Comitê PLATO Brasil. Representante brasileiro no PLATO 2.0 Mission Consortium Board (2014-2021). Foi presidente da Sociedade Astronomica Brasileira de 2008 a 2012. É presidente da Associação Brasileira de Astrobiologia desde 2017 e professor Senior do IAG-USP desde 03/13/2015 e pesquisador ID. Indices biometricos (25/03/21): citaçoes: 3300 (ads); indice i10: 51; indice h: 30. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Misión lunar brasileña 
Misión lunar brasileña 
Tierra inhóspita 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 2º Bloco


Publicado em 25 de abril de 2015 - SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 2º Bloco. A origem da vida sempre intrigou o ser humano. Estudos recentes – desenvolvidos no Brasil e no mundo – convergem para a hipótese de que a vida caiu do céu. O programa SP Pesquisa conta a atuação de cientistas brasileiros na tentativa de desvendar esse mistério. São físicos e astrofísicos que dedicam horas de observação, experimentos e estudos na busca dessa resposta. O programa também aborda o estudo da paleontologia que tenta descrever a evolução da vida na Terra.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: