Resumo
Avaliação comparativa do uso de probióticos e monensina na profilaxia da acidose láctica ruminal aguda em ovinos. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Patologia Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), doutorado em Parasitologia pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre docência pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) em 1997. Realizou pós-doutorado no Moredun Research Institute em Edimburgo- Escócia nos anos de 1991 e 1992. É professor Titular do Departamento de Clínica Médica da FMVZ-USP, e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Rede Globo de Televisão desde 1997 (Programa Globo Rural) e colunista da revista DBO, especializada em gado de corte desde 2009. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária e Doenças Nutricionais e Metabólicas de Ruminantes, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: acidoses ruminais, enfermidades metabólicas e intoxicação cúprica em pequenos ruminantes. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Avaliação comparativa do uso de probióticos e monensina na profilaxia da acidose láctica ruminal aguda em ovinos. (AU)
Considerando a importância e os prejuízos causados por quadros de acidose láctica ruminal e de laminite o presente projeto de pesquisa visa conduzir dois estudos que objetivam avaliar alternativas profiláticas à acidose e de tratamento de lamine em bovinos de corte que irão contribuir para melhorar a saúde dos rebanhos confinados nacionais. O EXPERIMENTO 1 objetiva avaliar comparativament…
Em Medicina Veterinária, a construção do diagnóstico constitui-se da avaliação racional do problema ou fato, de suas causas e do estudo da efetividade das decisões tomadas. A pesquisa em diagnóstico na Medicina Veterinária é toda a investigação que forneça informações que ajudem no reconhecimento de problemas e eventos relativos aos animais, sua saúde, eficiência reprodutiva, zootécnica e…
O presente projeto objetiva avaliar comparativamente a eficácia do antibiótico virginiamicina e do ionóforo monensina sódica na prevenção da acidose ruminal subaguda (SARA)em bovinos. Para tal serão utilizados 24 bovinos, fêmeas, providas de cânula ruminal, com cerca de 300 kg de peso vivo e 36 meses de idade. Os animais serão mantidos em baias individuais e alimentados com dieta basal ca…
A laminite é a terceira enfermidade mais comum nos confinamentos nacionais, sendo a sua ocorrência normalmente atrelada a quadros anteriores de acidose láctica ruminal aguda (ALRA). Embora ainda não esteja claro como o processo da ALRA desencadeia a laminite, sabe-se que esta enfermidade é caracterizada pela instalação de um processo inflamatório que provoca sinais de dor nos tecidos mole…
Devido à alta disponibilidade do melão e a eventuais excessos de produção, esta fruta tem sido empregada como fonte alternativa na alimentação de ovinos. Deste modo o presente estudo objetiva determinar a quantidade de melão ingerido capaz de provocar diferentes graus de acidose ruminal em ovinos não adaptados às dietas ricas em concentrados e avaliar o impacto do fornecimento de melão co…
23 | Auxílios à pesquisa concluídos |
15 | Bolsas no país concluídas |
38 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |