Busca avançada
Ano de início
Entree

José Roberto Postali Parra

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1975). Realizou o Pós-doutorado na Universidade de Illinois (Urbana Champaign) em 1977-1978. Atualmente é professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP. Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e membro da Academy of Science for the Developing World (TWAS) desde 2002. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002, a Classe da Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010, e o Prêmio Trajetória pela Inovação USP, em 2018. Em 2021 foi escolhido um dos pesquisadores mais influentes da Ciência Mundial. Bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nas áreas de Biologia, Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas. Seu tema central de pesquisa é "Técnicas de criação e nutrição de insetos para programas de Controle Biológico" com ênfase a parasitoides de ovos (especialmente Trichogramma spp.). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Contrôle biologique contre le greening des agrumes 
Atrayentes y repelentes biológicos 
Atraentes e repelentes biológicos 
Vespas soltas nos laranjais 
Avispas sueltas en los naranjales 
A luta contra o dragão amarelo 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Controle Biológico ? Agricultura 
FAPESP e Koppert lançam Centro de Pesquisa Avançada em Controle Biológico 
Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária 2019 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Ciclo ILP-FAPESP: biotecnologia na agricultura


Publicado em 24 de outubro de 2018 - Agência FAPESP. Controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura foram alguns dos temas do Ciclo ILP-FAPESP, realizado no dia 22 de outubro de 2018.

Prêmio Bunge: defesa sanitária


Publicado em 15 de setembro de 2011 - Pesquisa FAPESP. José Roberto Postali Parra e Helena Lage Ferreira descrevem seu trabalho com defesa sanitária vegetal e animal, e comentam a premiação, em vídeo produzido pela Fundação Bunge. Eles foram os ganhadores, respectivamente nas categorias "Vida e obra" e "Juventude".

Lançamento SPARCBIO - São Paulo Advanced Research Center for Biological Control


Publicado em 11 de fevereiro de 2020 - Agência FAPESP. A FAPESP e a Koppert Biological Systems, empresa de soluções para a agricultura, lançaram o SPARCBIO - São Paulo Advanced Research Center for Biological Control. Sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba, o objetivo desse centro de pesquisa é desenvolver novo modelo de manejo integrado de pragas e de doenças que afetam a agricultura tropical, de modo a tornar o setor mais moderno e sustentável. Coordenado pelo Professor José Roberto Postali Parra, da Esalq-USP, o CPE terá a participação de pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e de pós-graduação. Os investimentos da FAPESP serão feitos por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: