Busca avançada
Ano de início
Entree

José Albertino Bendassolli

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Associado (MS 5 nível 3) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Tem experiência na área de Engenharia Química e Nuclear, com ênfase em métodos de separação de isótopos estáveis de elementos leves (B, N, C, S,) e síntese de compostos (orgânicos e inorgânicos) enriquecidos nos isótopos estáveis de interesse em várias áreas de pesquisa (10B, 13C, 15N, 34S). Responsável pelo Laboratório de Isotopos estáveis do CENA (1999 - fev/2017), sendo pioneiro e único na América Latina a dominar tecnologia de separação e síntese de compostos enriquecidos nos isótopos de elementos leves. Na mesma linha pode-se destacar o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras, orgânicas e inorgânicas, para determinação isotópica de elementos leves por espectrometria de massas de razão isotópica. Diretor Técnico Substituto da Divisão de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (1997 a 1998 e 2002 a 2006); Diretor Técnico da Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (2006 a 2008); Presidente Substituto da Comissão de Pesquisa do CENA (2012 a 2013); Vice-Diretor do CENA/USP (2014 a 2018), e Diretor eleito do CENA (fev/2018 a fev/2022). Na área ambiental coordena trabalhos e projetos objetivando a gestão de resíduos químicos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa, notadamente no desenvolvimento de métodos de reciclagem, recuperação e tratamento de resíduos químicos perigosos, totalizando, anualmente, aproximadamente 600 toneladas. A gestão de águas servidas e energia é outra atividade a destacar, com desenvolvimento de projetos que estão possibilitando, mensalmente, economia de 1,2 milhões de litros de água e 50.000 kw de energia para a instituição. Atividades Docentes Atuais: Professor responsável por disciplinas de graduação (ESALQ/USP) e pós-graduação (CENA/USP). Disciplinas - Graduação: Introdução ao gerenciamento de resíduos químicos (CEN 0470, 60 h) e Pós-graduação: Metodologia de Isótopos Estáveis (CEN 5706 - 80 h 2 docentes ); Técnicas Isotópicas em Estudos de Ciclagem de Nitrogênio em Agroecossistemas (CEN 5747, 105 h - 2 docentes) e Gerenciamento de Resíduos Químicos (CEN 5760, 80 h - 1 docente). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 07/12/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SAIS DE AMÔNIO ALTAMENTE ENRIQUECIDOS NO ISÓTOPO ESTÁVEL 15N PI0201577-3 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). José Albertino Bendassolli ; Everaldo Maximo ; Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - 23 de abril de 2002

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.