Busca avançada
Ano de início
Entree

Ubirajara Rancan de Azevedo Marques

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ubirajara Rancan de Azevedo Marques obteve a Livre-Docência em História da Filosofia Moderna na Universidade Estadual Paulista [em cujo Departamento de Filosofia encontra-se desde 1989], o Doutorado, o Mestrado e o Bacharelado em Filosofia na Universidade de São Paulo, respectivamente em 2007, 1996, 1990 e 1984. É docente regular e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNESP. A partir de projetos com temas centrados no pensamento kantiano e na escola francesa de historiografia da filosofia, realizou estágios pós-doutorais na França, na Itália e em Portugal, além de doutorado-sandwich e mestrado-sandwich na França. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, foi bolsista no exterior pela CAPES e pela FAPESP. Participou com apresentação oral de trabalhos em colóquios e congressos internacionais na Alemanha, no Brasil, no Canadá, na Colômbia, na Espanha, na França, na Itália e em Portugal. Idealizador dos colóquios kantianos de Marília, coordenou oito de suas atuais dez edições. Fundador e membro do corpo editorial do periódico eletrônico Estudos Kantianos, em circulação desde 2013. Presidente da Sociedade Kant Brasileira durante o quadriênio 2010-2014. Editor de Trans/Form/Ação-Revista de Filosofia da UNESP entre 2010 e 2012. Tem trabalhos publicados, entre outros, nos seguintes periódicos: Analytica; Con-Textos Kantianos; Kant-Studien; Philosophica; Revista de Filosofía de la Universidad Complutense de Madrid; Rivista di Storia della Filosofia; Studia Kantiana; Studi Kantiani. Capítulos de livros de sua exclusiva autoria foram publicados em coletâneas lançadas, entre outras, pelas editoras: Antenore, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, De Gruyter e Jean Vrin. Autor de A Escola Francesa de Historiografia da Filosofia [São Paulo: Editora da UNESP, 2007], foi editor de Kant e a Música [São Paulo: Barcarolla, 2010] e de Kant e a Biologia [São Paulo: Barcarolla, 2012]. Entre outras obras, coeditou: com Clélia Martins, Kant e o Kantismo: Heranças Interpretativas [São Paulo: Brasiliense, 2010]; com Bernd Dörflinger, Claudio La Rocca e Robert Louden, Kant's Lectures / Kants Vorlesungen [Berlin: De Gruyter, 2015]. Membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Membro da Kant-Gesellschaft, da Sociedade Kant Brasileira e da Società di Studi Kantiani. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LEITE, Oscar Vinicius Sillmann. O conceito de "Técnica da Natureza" na Crítica da Faculdade do Juízo de Kant.  104 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências.  (12/03743-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: