Busca avançada
Ano de início
Entree

Ubiratan Fabres Machado

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ubiratan Fabres Machado, graduado em Medicina pela Univeridade Federal do Rio Grande do Sul, concluiu o doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo em 1989. Fez Pós-Doutorado na Hokkaido University (Japão) no período de 1990-1992, e obteve o título de Livre-Docente em Fisiologia Endócrina pela USP em 1997. Atualmente é Professor Titular no Depto. de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da da Universidade de São Paulo. Publicou 146 artigos em periódicos especializados (indexados como Machado UF ou Fabres-Machado U), possuindo 4992 citações, ndice H de 39 e índice i10 de 105 de acordo com Google Acadêmico. Possui 8 capítulos de livros publicados. Orientou 18 dissertações de mestrado e 26 teses de doutorado, além de ter supervisionado 15 estágios de pós-doutorado. Já coordenou 3 projetos temáticos de pesquisa apoiados pela FAPESP, mais um em andamento. Atua na área de Fisiologia e Fisiopatologia, com ênfase em Endocrinologia - Diabetes e Obesidade. Tem longa história na investigação de proteínas transportadoras de glicose, com destaque para o papel do GLUT4 na homeostasia glicêmica e para o envolvimento de GLUTs e SGLTs no desenvolvimento e progressão das complicações do diabetes. Já foi Presidente da Sociedade Paulista de Diabetes e Metabolismo por duas vezes, do Departamento de Endocrinologia Básica da SBEM e da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Na Universidade de São Paulo, presidiu a Comissão de Pesquisa do ICB/USP, foi membro do Conselho de Pesquisa da Universidade, onde presidiu várias comissões., e foi chefe do Departamento de Fisiologia. Atualmente é membro do Conselho de Departamento e da Congregação do ICB/USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácidos graxos Adipócitos Adiponectina Albuminas Angiogênese Biofísica Células musculares Células secretoras de insulina Ciências Biológicas Ciências da Saúde Clínica Médica Complicações do diabetes Consumo de bebidas alcoólicas Diabetes mellitus tipo 2 Diabetes mellitus Disfunção cognitiva Dislipidemias Doença de Alzheimer Doenças cardiovasculares Endocrinologia Endocrinopatias Epigênese genética Estradiol Exercício físico Expressão gênica Fatores de transcrição Fígado Fisiologia de Órgãos e Sistemas Fisiologia endócrina Fisiologia Fisiopatologia Glândulas salivares Glicemia Glicogênio hepático Glicose Glucocorticoides Glutamato de sódio Hepatopatias Hipertensão Inervação simpática Inflamação Inibidores de hidroximetilglutaril-CoA redutases Insulina Insulinoterapia Isoproterenol Jejum Lipotoxicidade Mecanismos moleculares Mediadores da inflamação Medicina Metabolismo Metformina MicroRNAs Modelos animais de doenças Músculo esquelético Músculos NF-kappa B Nefropatias Obesidade Perda de peso Produtos finais de glicação avançada Quercetina RNA mensageiro Reação em cadeia por polimerase (PCR) Receptor de insulina Regulação da expressão gênica Resistência à insulina Resistina Resveratrol Rim Secreção de insulina Serina-treonina quinases TOR Síndrome metabólica Sirtuínas Sistema musculoesquelético Sistema nervoso autônomo Tecido adiposo branco Tecido adiposo marrom Tecido adiposo Termogênese Transportador de glucose tipo 4 Xerostomia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: