Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcello Guimarães Simões

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências (IBB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marcello G. Simões é Paleontólogo, doutor (Doutorado Direto, 1992) em Geociências, Geologia Sedimentar, pelo IGc/USP. É Professor Titular (MS 6) de Paleontologia, do Instituto de Biociências/UNESP, Campus de Botucatu, onde atua desde março de 1990. Tem interesse no uso de invertebrados fósseis, sedimentologia e estratigrafia na resolução de problemas de Geologia Regional, em especial para sucessões de rochas do Ediacarano, Devoniano, Permiano e Cretáceo, no Brasil e no exterior. Tem interesse também em Actuopaleontologia, especialmente na plataforma continental do Estado de São Paulo. Docente/orientador (Mestrado/Doutorado) do Programa da Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente, IGCE-UNESP, Rio Claro (Capes 5). Foi orientador (Mestrado/Doutorado) por mais de duas décadas do programa de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica do IGc/USP (Capes 7), bem como ministrou disciplinas de pós-graduação na Argentina e Portugal. Foi Professor visitante do Department of Geosciences, The University of Arizona (1998-1999). Responsável pela introdução de duas linhas de pesquisa em Geociências, no Brasil: Tafonomia (com Prof. Dr. Michal Holz, UFBA) e Paleobiologia da Conservação (com Michal Kowalewski, University of Florida, e Profa. Dra. Sabrina Coelho Rodrigues (UFU), tendo, consequentemente, publicado artigos científicos, livros e capítulos de livros nessas áreas. Consultor da FAPESP, CNPq, CAPES, FUNDUNESP, Fundação Araucária, UERJ e Conicet-Argentina. Participa de conselhos editoriais de diversos periódicos e atua como assessor ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo: Palaios, Earth Sciences Review, Journal of South American Earth Sciences, Palaeo-3, GSA-Bulletin, Continental Shelf Research, Historical Biology, Ameghiniana, Rivista Italiana di Paleontologia e Stratigrafia, Rev. Bras. de Paleontologia, Rev. Bras. Geociências, Rev. Geologia/USP, Pesquisas em Geociências e Rev. Bras. Zoologia, dentre outras. Possui mais de uma centena de artigos científicos publicados em periódicos de reconhecida política editorial, maiormente no exterior. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "Macroorganismal Geobiology Research Group/CNPq", cujos projetos (todos multidisciplinares) são apoiados pela FAPESP, CNPq e Fundunesp. Finalmente, foi Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia/SBP e atuou, por diversas vezes, como Presidente do Núcleo de São Paulo-Paraná da Sociedade Brasileira de Paleontologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Por qué Crato preserva fósiles 
Por qué Crato preserva fósiles 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: