Busca avançada
Ano de início
Entree

Marisa Roberto

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Ciências Fundamentais (IEF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular do Departamento de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Possui pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley na área de plasmas para aplicações tecnológicas. É membro integrante do Grupo de Oscilações e Controle no Instituto de Física da USP. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: equilíbrio magnetohidrodinâmico, caos e dinâmica não linear aplicada em fusão nuclear e simulação numérica em plasmas para aplicações tecnológicas. Foi Coordenadora do Vestibular em Física do ITA, atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física do ITA e como Coordenadora da Área de Física dos Plasmas. Atuou como representante da Divisão de Ensino Fundamental junto ao PIBIC e também como Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Fundamentais do ITA. Foi Chefe da Divisão de Pós-Graduação do ITA e Chefe de Divisão de Ciências Fundamentais. Participou como membro eleita, da Comissão de Área de Física dos Plasmas da Sociedade Brasileira de Física nos biênios 2008/2010, 2010/2012, 2014/2016, 2017/2019. Foi eleita para o biênio 2021-2023. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: