Busca avançada
Ano de início
Entree

Luciani Renata Silveira de Carvalho

CV Lattes ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1994), com Doutorado em Ciências na Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado na Universidade de Michigan, EUA (2007). Desde 2008 atua como médica assistente na Disciplina de Endocrinologia do Hospital das Clínicas e tornou-se professora livre docente em janeiro de 2019. E´ coordenadora dos ambulatórios de hipopituitarismo em crianças e adultos desde março de 2020. Coordenadora da Unidade Multiusuarios de Zebrafish do Centro de Bioterismo da FMUSP desde janeiro de 2019. Os principais temas de pesquisa são a análise molecular dos genes envolvidos na embriogênese hipofisária como causas genéticas do hipopituitarismo congênito com abordagem diagnóstica por sequenciamento de larga escala. Utiliza linhagem hipofisária diferenciada a partir de célula tronco pluripotente induzida a partir de leucócitos periféricos de pacientes com hipopituitarismo congênito para estudar os mecanismos da doença. Possui interesse na identifiacção e localização dos marcadores de células tronco hipofisários em modelos animais (camundongos e zebrafish) com hipopituitarismo congênito. Utiliza abordagens ômicas (proteômica, metabolômica, lipidômica) para identificar biomarcadores associados a deficiência de GH. No âmbito clinico tem interesse de identificar efeitos da reposição do GH sobre o endotelio, sensibilidade insulina e microarquitetura óssea em pacientes adultos com hipopituitarismo congênito. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: