Resumo
Avaliação dos efeitos da fotobiomodulação sistêmica sobre o processo inflamatório e os aspectos morfológicos do tecido muscular durante o processo de reparo após lesão aguda. (AU)
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado pela faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e pela Universidade de Michigan (MI, EUA) (2014). Atua principalmente nas áreas de plasticidade muscular (in vivo e in vitro), biologia molecular, inflamação e reparo tecidual, fotobiomodulação e fisioterapia aplicada a reumatologia, dermato-funcional e ginecologia e obstetrícia. Atualmente é professora dos Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação e Mestrado e Doutorado em Medicina Biofotônica É pesquisadora e professora de disciplinas como Bases Morfofuncionais e Conhecimentos Científicos,Tecnológicos e Inovação, além da orientação de estudantes em iniciação científica do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Avaliação dos efeitos da fotobiomodulação sistêmica sobre o processo inflamatório e os aspectos morfológicos do tecido muscular durante o processo de reparo após lesão aguda. (AU)
As lesões musculares representam um dos quadros clínicos mais encontrados nos centros de reabilitação. O laser de baixa potência (LBP) é um recurso que tem demonstrado na literatura resultados positivos no que se refere ao reparo muscular após a ocorrência de diferentes tipos de lesão, contudo, pouco se sabe sobre seus efeitos quando aplicado previamente a uma lesão ou quando existe a ass…
O laser em baixa intensidade (LBI) é muito utilizado com intuito de promover de forma mais rápida e de melhor qualidade o reparo muscular frente aos diferentes tipos de lesão, porém, muitos estudos na literatura apresentam controvérsias no que diz respeito aos parâmetros dosimétricos. O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito do LBI sobre a expressão de fatores miogênicos (MyoD,…
O laser de baixa potência (LBP) é muito utilizado na prática clínica com o intuito de acelerar o processo de reparo do tecido muscular esquelético após diferentes tipos de lesões. O objetivo deste projeto será analisar os efeitos LBP utilizando diferentes parâmetros dosimétricos sobre a proliferação e diferenciação de mioblastos C2C12. Serão utilizados neste estudo mioblastos da linhagem …
O envelhecimento se caracteriza pela diminuição das funções no idoso (fisiológicas, bioquímicas, morfológicas e celulares) e estão relacionadas com o declínio progressivo da massa muscular comprometendo a força e qualidade do movimento. Estes fatores aumentam a incidência de lesões musculares gerando um grande interesse dos profissionais em compreender seus mecanismos bem como estudar rec…
Clinicamente, uma lesão nervosa periférica (LNP) não apresenta risco de vida ao indivíduo, porém pode gerar um impacto negativo na qualidade de vida nos casos onde não há uma completa regeneração que resulta em distúrbios motores ou sensoriais. A literatura evidencia a busca constante por terapêuticas eficazes na modulação positiva do reparo neuromuscular pós LNP. Neste contexto, a fotobi…
As lesões musculares representam um dos principais quadros clínicos encontrados no centro de reabilitação. Entre os principais recursos terapêuticos utilizados nas clinicas de fisioterapia para o tratamento de lesões muscular são o laser de baixa potência (LBP) e o ultrassom pulsado de baixa intensidade (USPBI). Ambos os recursos têm apresentado bons resultados no que diz respeito à modul…