Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntia Iole Nogueira Belangero

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Biomédica, Mestre e Doutora em Genética Humana e Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com estágio na University of Pennsylvania (EUA), Pós-Doutoramento pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP e Livre-Docência pelo Departamento de Morfologia e Genética da UNIFESP. Atua como Professora Associada do Departamento de Morfologia e Genética da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Pesquisadora e lidera um grupo de pesquisa de Genética Aplicada aos Transtornos Mentais. Atualmente coordena o Laboratory of Integrative Neuroscience (LINC) da UNIFESP e coordena da Área de Genética e Biorrepositório do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento (INPD). Tem se concentrado em investigar os mecanismos genéticos e epigenéticos que contribuem para o desenvolvimento dos transtornos psiquiátricos, mostrando aplicações diretas ao campo da saúde mental. Vem analisando dados genéticos e epigenéticos em larga escala de pacientes com esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e outras doenças mentais para identificar os supostos fatores genéticos que estão na base dos transtornos mentais e seus sintomas/dimensões em crianças e adultos. Tem como objetivo encontrar marcadores genéticos, perfil de metilação e de expressão gênica capazes de predizer a doença o mais cedo possível e fornecer mais informações para a resposta ao tratamento. Tem ampla experiência em genética humana, ainda mais aplicada em saúde mental e está particularmente interessada em encontrar marcadores, compreender a fisiopatologia, progressão e resposta ao tratamento, além de, como o trauma e as experiências adversas da vida interagem com o genoma, transcriptoma e epigenoma. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Abuso da criança Análise da randomização mendeliana Antipsicóticos Aprendizado computacional Biologia computacional Biomarcadores Células-tronco neurais Ciências Biológicas Ciências Humanas Ciências da Saúde Clínica Médica Complicações na gravidez Crianças e adolescentes Delitos sexuais Encurtamento do telômero Epigênese genética Epigenômica Epilepsia pós-traumática Epilepsia Epileptogênese Esquizofrenia Estudo de associação genômica ampla Estudos de associação genética Estudos de coortes Etiologia Exossomos Expressão gênica Extração de DNA Extração de RNA Farmacogenética Genética Humana e Médica Genética médica Genética molecular Genética psiquiátrica Genética Genomas Infância Inflamação Marcadores epigenéticos Marcadores genéticos Medicina Metilação de DNA Métodos analíticos de preparação de amostras MicroRNAs Mulheres Neurodesenvolvimento Neurogênese Neuroimagem Neurologia Peixes Plasticidade neuronal Polimorfismo de um único nucleotídeo Polimorfismo genético Predisposição genética para doença Prevenção Psicologia Fisiológica Psicologia Psicopatologia Psiquiatria Quantificação RNA mensageiro Reação em cadeia da polimerase em tempo real Reação em cadeia da polimerase multiplex Receptores dopaminérgicos Regulação da expressão gênica Rio Grande do Sul Riscos ambientais Risperidona São Paulo Síndrome de DiGeorge Técnicas de genotipagem Técnicas e procedimentos de laboratório Telômero Transcriptoma Transtornos de estresse pós-traumáticos Transtornos mentais Transtornos psicóticos Trauma psicológico Traumatismos craniocerebrais Traumatismos encefálicos Variação genética Violência
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: