Busca avançada
Ano de início
Entree

Marco Andrey Cipriani Frade

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

GRADUADO em Medicina (MD) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), Dermatologista pelo HU-UFJF (1999) e DOUTORADO (PhD) em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2003) e PÓS-DOUTORADO (Post-PhD) pelo ACADEMIC MEDICAL CENTER OF UNIVERSITY OF AMSTERDAM no Laboratory of Experimental Dermato-Immuno-Pathology. Desde 2015, professor-associado de Dermatologia do Departamento da Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Coordenador do LABORATÓRIO de CICATRIZAÇÃO & HANSENÍASE - FMRP-USP desde 2004. Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia 2012-2014 e 2015-2017. Coordenador Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária - Hanseníase HCFMRP-USP. Atual membro Titular da Comissão de Pós-Graduação em Clínica Médica da FMRP-USP e do Conselho de Departamento. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia, atuando nas linhas de pesquisa CICATRIZAÇÃO (1) e HANSENÍASE/DERMATOLOGIA SANITÁRIA (2), abordando os seguintes temas: (1) Úlcera de perna, Diabetes mellitus, Novos estimulantes da cicatrização (Biomembrana de látex, Laser terapêutico, Ultra-som de baixa intensidade, extratos vegetais), modelos experimentais, imunobiologia da cicatrização, células-tronco mesenquimais; regeneração óssea guiada e alergia ao látex (2) hanseníase - imunomarcadores cutâneos da neuropatia e fisiopatologia, além de avaliar a importância da Dermatologia Sanitária na atenção primária à saúde; treinamento teórico prático no campo em vários estados do país (PA; PE; PI; TO; RR; BA; DF e MT). (3) Novas metodologias para testar Segurança e Eficácia em produtos cosméticos como testes clínicos e em PELE HUMANA EX-VIVO. Desde 2008 envolvido com DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO do modelo ex-vivo HOSEC- modelo para suas diversas aplicações e implicações, alem de parcerias com empresas públicas e privadas. Membro conselheiro da ILA - International Leprosy Association. Em 2018, iniciamos desenvolvimento da área de ULTRASSOM DE PELE para aprimoramento diagnóstico de lesões cutâneas e seus diagnósticos diferenciais, correlacionando clínica, dermatoscopia, ultrassonografia e histopatologia aos residentes e alunos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: