Busca avançada
Ano de início
Entree

Othon Cabo Winter

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia (FEG)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela UNESP (1985), mestrado na área de Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1990) e doutorado em Dinâmica do Sistema Solar pela School of Mathematical Sciences, QMWC, da Universidade de Londres (1994). É professor Titular do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia, campus de Guaratinguetá da UNESP e colaborador do programa de P.G. em Engenharia e Tecnologias Espaciais do INPE. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica Orbital, atuando principalmente nos seguintes temas: manobras orbitais, estabilidade, caos e ressonâncias. É líder do Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia da UNESP e pesquisador do Grupo de Trajetórias Espaciais do INPE. Ocupou a posição de Presidente da Comissão Brasileira de Astronomia - CBA da SAB - Sociedade Astronômica Brasileira, sendo então Presidente do NCA-Brazil (National Committee for Astronomy) da IAU - International Astronomical Union (2014-2018). Foi membro do Committee of Astrodynamics do IAF - International Astronautical Federation (2009-2014) e Vice-Chair do Panel on Satellite Dynamics do COSPAR - Committee on Space Research (2010-2017); (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Científicos brasileños descubren un anillo “fuera de lugar” alrededor de un objeto lejano del Sistema Solar 
Brasileiros descobrem anel “fora do lugar” em torno de objeto distante do Sistema Solar 
Una luciérnaga en Saturno 
Una luciérnaga en Saturno 
Anéis de asteroide são estáveis 
Perigo na vizinhança 
Peligro en el vecindario 
Por qué Marte no creció 
Por que Marte não cresceu 
Peligro en Plutón 
Peligro en Plutón 
Perigo em Plutão 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Perigo na vizinhança


Publicado e 21 de outubro de 2015 - Pesquisa FAPESP. O físico Othon Winter, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Guaratinguetá, explica a importância de conhecer e monitorar os asteroides próximos à Terra: de que são feitos, qual a sua trajetória e como são catalogados. Essas pesquisas podem ajudar a estimar o risco de colisões desses corpos celestes com o nosso planeta.

Por que Marte não cresceu?


Publicado em 17 de outubro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Este vídeo produzido pela equipe da revista Pesquisa FAPESP apresenta os resultados do projeto científico que busca descobrir por que o planeta Marte não cresceu como a Terra. Financiado pela FAPESP, o trabalho foi produzido por especialistas em mecânica celeste da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Hoje em dia parte dos modelos teóricos propostos para explicar a formação do Sistema Solar se baseia na observação de outros sistemas e não reproduz adequadamente o surgimento de Marte. Em geral, nas simulações, esse planeta acaba ficando maior do que ele é na realidade, segundo explica o astrônomo Othon Winter, da Faculdade de Engenharia da Unesp em Guaratinguetá, que integra a equipe que propõe um novo modelo da formação do planeta vermelho. “Nos modelos matemáticos anteriores, no lugar onde está Marte forma-se um corpo celeste do tamanho da Terra, sendo que Marte tem apenas um décimo da massa da Terra. Esse é um problema que no início não se dava muita atenção”, acrescenta Winter.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página