Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Dahab

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação (IC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ricardo Dahab é professor livre-docente do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Tem mestrado pela UNICAMP em Criptografia e doutorado pela Universidade de Waterloo, Canadá, em Combinatória e Otimização. Seus interesses de docência e pesquisa situam-se nas áreas de Algoritmos e Protocolos Criptográficos e Segurança da Informação. Desde 1995 tem publicado trabalhos científicos e orientado teses de doutorado e mestrado nessas áreas, várias das quais receberam prêmios e distinções. Atuou também na área de Teoria dos Grafos. Participou do projeto ICP-EDU, em parceria com a RNP, UFSC, UFMG e Kryptus Tecnologias de Segurança, do qual resultou o primeiro hardware de alta segurança (HSM) totalmente nacional. Esse HSM hoje equipa a autoridade certificadora-raiz da ICP Brasil, da qual o Prof. Dahab participa também como membro do comitê gestor. Mais recentemente tem participado e coordenado projetos de pesquisa e desenvolvimento acadêmicos e com a indústria, na área de autenticação para tecnologia bancária, avaliação de segurança de dispositivos, forense computacional, e implementação eficiente de métodos criptográficos. Junto com as comunidades de criptografia e segurança vem cooperando ativamente na consolidação dessas áreas no Brasil e na América Latina, participando da Comissão Especial de Segurança da SBC, da organização de eventos como o SBSeg em 2009, a Escola Avançada de Criptografia em 2011, o Latincrypt em 2013, a CANS em 2013 e o PKC em 2018. Iniciou, junto com outros colegas, a Maratona de Programação da ACM no Brasil, em 1996, que se tornou a Regional Brasileira do ACM International Collegiate Programming Contests. Foi o diretor da região latino-americana desde a sua criação até 2017. Além das suas atividades acadêmicas, tem desempenhado regularmente tarefas administrativas na UNICAMP, tendo sido chefe de departamento, vice-diretor do Instituto de Computação e membro de comissões e conselhos de vários níveis. A partir de abril de 2021 atua como Diretor Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação da UNICAMP. Foi agraciado, em 2011 com o prêmio Zeferino Vaz de Excelência Acadêmica da UNICAMP e, em 2019, com o Prêmio Destaque da Comissão Especial de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MÉTODO PRIVADO E SEMI-PÚBLICO DE MARCAS D'ÁGUA RASTER EM MAPAS VETORIAIS PI1012480-2 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Douglas Aurélio Marques; Karina Mochetti de Magalhães; Ricardo Dahab - 11 de março de 2010

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: