Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Lydia Sawaya

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Núcleo Interdepartamental de Segurança Alimentar e Nutricional (NISAN). Centro de Recuperação e Educação Alimentar (CREN)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982) e em Nutrição pela University of Cambridge (1983) e doutorado em Nutrição pela University of Cambridge (1985), Inglaterra. Realizou pós-doutorado e foi cientista visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na TUFTS University (1992 a 1994), Estados Unidos. Atualmente é professor titular livre docente da Universidade Federal de São Paulo. Sua linha de pesquisa é o efeito da desnutrição energético-proteica em crianças, adolescentes e adultos e sua associação com a obesidade e risco de doenças crônicas, e mais recentemente, o efeito da recuperação nutricional de crianças desnutridas. Tem se dedicado nos últimos anos a estudos em populações de baixa renda em vários locais do Brasil. Em 1994 iniciou o Projeto de Extensão Universitária: Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) coordenando-o até 2006; é atualmente sua Diretora Científica. O CREN tem sido reconhecido como referência nacional e internacional para o combate à má nutrição tendo recebido prêmios nacionais e internacionais por sua atuação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) desde 2003 que organiza Simpósios, Seminários e Workshops com a finalidade de fomentar o diálogo e o trabalho conjunto entre a universidade, o governo e a sociedade civil. Participa ainda, de uma rede de pesquisa internacional junto à Agencia Atômica de Energia das Nações Unidas (IAEA), Rutgers University dos Estados Unidos; e nacional com a Universidade Federal de Alagoas e Universidade de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2580-9557 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
La paradoja está servida 
Paradoxo à mesa 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

A saúde dos adolescentes


Publicado em 12 de dezembro de 2016 - Pesquisa FAPESP. No Brasil, uma em cada quatro crianças são obesas. As pesquisadoras Elizabeth Fujimori, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) , Maria Paula de Albuquerque e Ana Lydia Sawaya, do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), comentam o impacto da má alimentação e excesso de peso na saúde de crianças e adolescentes, que registram níveis elevados de hipertensão, colesterol total e sedentarismo, antes encontrados apenas em adultos.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: