Busca avançada
Ano de início
Entree

Ademilson Espencer Egea Soares

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado (1975) e doutorado (1980) em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Professor do Curso de graduação da FMRP e dos programas de Pós-graduação em Entomologia, FFCLRP e em Genética da FMRP, onde foi coordenador do Programa de PG por 13 anos e membro da Comissão de Pós-graduação da FMRP por 10 anos. Orientou 29 dissertações de Mestrado e 20 teses de Doutorado. Publicou 302 resumos em congressos nacionais e internacionais; 80 trabalhos completos em revistas indexadas, sendo 31 no Brasil e 49 no exterior. Em 1990 dentro do projeto de Capacitação de Docentes em Biologia Molecular e Biotecnologia da USP estagiou com Dr. Walter Steven Sheppard, no Beneficial Insects Laboratory, USDA-ARS, Beltsville, Maryland sobre: ?Methods for the analysis of the bee mitochondrial DNA?. Em 2006 recebeu do CNPq uma bolsa ?Estágio Sênior no Exterior? e fui para o Department of Entomology, University of Minnesota, USA, dentro do projeto: ?The role of olfactory mediated cues in resin collection by honey bees?, financiado pelo NSF e coordenado pela Dra. Marla Spivak. Em 1987 o Organismo Internacional Regional de Sanidad Agropecuária (OIRSA) com sede em El Salvador, CA através do Programa Regional para el Manejo y Control de la Abeja Africanizada, financiado pelo Banco Interamericano de Desarrollo (BID), abriu um edital para profissionais especializados em abelhas africanizadas. Deste projeto resultou na edição de dez livros, entre os quais ?Crianza de Reinas de Abeja melífera ccidental? do qual sou um dos autores e que foi reconhecido e agraciado com Medalha da Ouro, no XXXII Congresso Internacional de Apicultura da Apimondia, realizado no Rio de Janeiro, em outubro de 1989.As atividades estavam relacionadas com as assessorias e cursos de capacitação em vários países Centro Americano. Sou membro da membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e membro da Comissão Técnica Científica da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) tendo participado da organização de vários congressos nacionais e encontros regionais. Desde 2003 e anualmente ministramos o Curso de Difusão Cultural: Abelhas para a Melhor Idade, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, dentro do programa Universidade Aberta a Terceira Idade. Tenho experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: controle e prevenção de acidentes com abelhas africanizadas, melhoramento genético, inseminação instrumental, biologia e genética de abelhas africanizadas e abelhas sem ferrão (ASF), apicultura e meliponicultura. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/12/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PRATO, M.; SOARES, A. E. E.. Production of Sexuals and Mating Frequency in the Stingless Bee Tetragonisca angustula (Latreille) (Hymenoptera, Apidae). Neotropical Entomology, v. 42, n. 5, p. 474-482, . Citações Web of Science: 3. (04/15801-0, 08/52339-3)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: