Busca avançada
Ano de início
Entree

Eliana Santos Junqueira Creado

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi coeditora executiva na Revista Ambiente e Sociedade (Campinas), entre 2006 e 2011. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Ambiental, atuando com os temas: conflitos socioambientais, presença humana em unidades de conservação e sociologia ambiental. Atua no presente em Antropologia, abordando os mesmos temas, e também com (des)encontros entre ontologias, estudos sociais em ciência e tecnologia, teoria antropológica. Em 2007, fez parte de uma equipe que realizou um Levantamento Etnoambiental no Complexo Macuxi-Wapixana, na região Nordeste de Roraima, no PPTAL, realizado pela FUNAI com o financiamento do PNUD. De novembro de 2008 até abril de 2010, foi bolsista do programa Jovem Pesquisador da FAPESP, com projeto sobre conflitos com fauna no Brasil e na região Sudeste do continente africano, visando a análise do ambientalismo internacional, sobretudo os seus agentes tecnocientíficos envolvidos com a conservação, a proteção e o manejo de fauna. Projeto cancelado quando assumiu a docência na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde abril de 2010, é professora adjunta em Antropologia na UFES, na graduação e na pós-graduação em Ciências Sociais. Entre 2016 a 2017, participou como co-coordenadora do Programa de Extensão Áreas protegidas e grandes projetos de desenvolvimento no horizonte de vivências das comunidades locais: os impactos socioambientais e seus desdobramentos, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no ES (GEPPEDES), coordenado pela profa. Dra. Aline Trigueiro. Entre o início de 2015 e agosto de 2020, participou do Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural indígena (UFES). Entre o final de 2014 e agosto de 2020, foi integrante da comissão de Gestão do PPGCS-UFES. Entre 2016 e abril de 2018, foi coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação da UFES, e coordenadora em exercício entre setembro e dezembro de 2017. Ocupou a coordenação do mesmo programa entre 08/2018 e 08/2020. Entre os meses de abril e junho de 2018, esteve de licença-capacitação, sob a tutoria do prof. Stefan Helmreich (MIT). É associada à ABA e à SBS. Integrante fundadora do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Experimentos em naturezas-culturas - Espelho do Grupo no site do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0002469966514576 - laboratorio.ambiencias@gmail.com . (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/01/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

CREADO, ELIANA SANTOS JUNQUEIRA; MENDES, ANA BEATRIZ VIANNA; FERREIRA, LÚCIA DA COSTA; CAMPOS, SIMONE VIEIRA DE. Entre "tradicionais" e "modernos": negociações de direitos em duas unidades de conservação da Amazônia brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 11, n. 2, p. 255-271, . (01/07992-1, 02/00126-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CREADO, Eliana Santos Junqueira. Entre lugares e não-lugares : restrições ambientais e supermodernidade no Parque Nacional do Jau (AM). Tese (Doutorado) -  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (02/00126-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: