Busca avançada
Ano de início
Entree

Thiago dos Santos Moreira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003), doutorado em Fisiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e doutorado-sanduíche em Fisiologia pela Universidade da Virginia (EUA) (2007). Atualmente é Professor Associado 3 do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo. A pesquisa realizada no meu laboratório consiste numa porção da Neurociência Integrativa, uma disciplina que procura entender como o sistema nervoso central (SNC) pode processar informações específicas. Mais especificamente, como o SNC de mamíferos controla a respiração e a pressão arterial, duas variáveis fisiológicas que apresentam-se prejudicadas em várias patologias comuns (hipertensão, obesidade, síndromes de apneas, falência cardíaca, hipóxia e etc). As regulações homeostáticas básicas são orquestradas pelo SNC, que regula precisamente a ventilação pulmonar, juntamente com a atividade cardíaca e vascular via mecanismos respiratórios e autonômicos. Procuramos identificar populações neuronais, utilizando técnicas de eletrofisiologia e neuroanatômicas. O foco principal do laboratório é uma região do SNC (bulbo) que mantém o controle químico da respiração e a manutenção da pressão arterial. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: