Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvio Ferraz Mello Filho

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista. Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (B]elgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile). Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007). Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI. Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Análise do comportamento Análise espectral Análise musical Análise Aprendizado computacional Artes Avant-garde Bioacústica Canção Ciências Sociais Aplicadas Cognição musical Composição corporal Composição musical Composição Compositores Computação musical Computação Comunicação Criação artística Criação Desenvolvimento cognitivo Dispositivos eletrônicos Enunciação Escuta Estética (arte) Estudo comparativo Ethos Expressão corporal Filosofia chinesa Gesto Gestos Gilles Deleuze Harmonia Imagem (artes) Imagem Improvisação (música) Improvisação (representação) Inter-relação Interatividade Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Linguagem musical Linguística, Letras e Artes Mídia digital Modelagem computacional Modelos matemáticos Modulação Multimeios Música brasileira Música computacional Música contemporânea Música do século XX Música e tecnologia Música eletroacústica Música eletrônica Música experimental Música instrumental Música Musicologia Musicoterapia Notação musical Objet-trouve Patch (ciência da computação) Pensamento Percepção musical Percepção sonora Performance musical Periodicidade Pesquisa bibliográfica Piano Plataforma (computação) Processamento digital de sinais Processo criativo Processos de Markov Produção musical Regência (música) Repetição Retórica musical Retórica Século XX Semiótica Solfejo Som Sonologia Técnica musical Tecnologia musical Tempo (música) Tempo-real Território Timbre (música) Verticalização Violão Violoncelo Voz
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: