Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Urbano Ferreira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marcelo Urbano Ferreira é médico (1988) e bacharel em História (1987) pela Universidade de São Paulo (USP), onde obteve também os títulos de mestre (1993), doutor (1997) e livre-docente (2004) em Parasitologia. Cursou residência médica em Clínica Médica Geral, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (1989-90 e 1993-94), tendo concluído também o Curso Gorgas de Medicina Tropical (2000). Cumpriu estágios de pesquisa na Universidade de Nagoya, Japão (1995-97) e na Universidade Harvard, Estados Unidos (2005-06). Bolsista de produtividade científica 1A, foi membro do Comitê Assessor do CNPq na área de Microbiologia e Parasitologia (2015-17). Desde 2007, é professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, tendo exercido a chefia do Departamento de Parasitologia (2012-16) e a coordenação do programa de pós-graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro da USP (2010-12); É também pesquisador visitante no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Combinando pesquisa laboratorial e de campo, investiga a evolução e estrutura populacional de plasmódios humanos, bem como fatores de risco, expressão clínica e resposta ao tratamento na malária. Nessas áreas, publicou cerca de 200 artigos científicos, que receberam 6.600 citações na literatura (indice H, 46). Orientou mestres, doutores e pós-doutores; dois de seus alunos receberam o Prêmio CAPES de Teses. É membro do conselho editorial e revisor ad hoc de periódicos científicos internacionais e de agências de fomento à pesquisa. Foi membro do Comitê Científico da Worldwide Antimalarial Resistance Network (Oxford, Reino Unido; 2009-2014) e do Grupo Técnico Assessor em Malária da Organização Panamericana de Saúde (2015-2021). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Una ciudad convertida en laboratorio 
Andou em matas do litoral e tem febre? Pode ser malária 
A cidade como laboratório 
La incertidumbre acerca de la inmunidad colectiva 
As incertezas sobre a imunidade coletiva 
Um parasita com muitas identidades 
Agressividade oculta 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acre Amazonas Amazônia Brasileira Amazônia Análise de sequência de DNA Análise espacial Anopheles Anticorpos Antígenos Antimaláricos Área urbana Betacoronavirus Biologia Brasil COVID-19 Caracterização molecular Ciências Biológicas Ciências da Saúde Citocinas Citocromo P-450 Controle de doenças transmissíveis Controle de doenças Controle de infecções Controle de vetores Desenvolvimento de vacinas Desequilíbrio alélico Dinâmica de populações Diversidade genética Divulgação científica Doenças endêmicas Doenças negligenciadas Doenças parasitárias Doenças transmissíveis Doenças transmitidas por vetores Ecossistema amazônico Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores Entomologia Epidemiologia molecular Epidemiologia Equipamentos multiusuários Erradicação de doenças Esporozoítos Estudos de coortes Estudos longitudinais Eventos científicos e de divulgação Fatores de risco Fenótipo Filariose Genes codificadores Genética populacional Gestantes Helmintologia de Parasitos Hemoglobinas Imunidade celular Imunidade Imunologia Aplicada Imunologia Imunoparasitologia Imunorregulação Infecções assintomáticas Infecções por Coronavirus Interleucina-10 Linfócitos T CD4-positivos Linfócitos T reguladores Malária cerebral Malária vivax Malária Mâncio Lima (AC) Mansonella ozzardi Merozoítos Modelos matemáticos Molécula 1 de adesão intercelular Otimização Pandemias Parasitologia Piscicultura Plasmepsinas Plasmodium falciparum Plasmodium vivax Plasmodium Portador sadio Prevalência Primaquina Proteínas da membrana Proteínas de protozoários Protozoologia de Parasitos Protozoologia Reação em cadeia por polimerase (PCR) Reativação de hipnozoitas Recém-nascido Recombinação genética Resistência a medicamentos Resposta imune Reuniões científicas SARS-CoV-2 Saúde Coletiva Sinais e sintomas Técnicas de diagnóstico molecular Transmissão de doença infecciosa Transmissão de doenças Vacinas Zona rural Zona urbana
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Diário de Campo | Ep #1 - A partida


Publicado em 19 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. No primeiro episódio da série Diário de Campo - Vale do Juruá (AC), acompanhamos todos os preparativos da viagem na companhia dos pesquisadores Marcelo Urbano Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (@ICB - USP), e Marly Cardoso, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). Os preparativos começam com mais de 40 dias de antecedência. Na bagagem vão diversos reagentes, materiais de laboratório, botijão de nitrogênio líquido, materiais descartáveis… Passagens aéreas em mãos, aluguel de carro e pé na estrada! Após o trecho aéreo, o trajeto rodoviário segue por quase 760 km partindo do aeroporto de Rio Branco (AC). Rumo à região mais ocidental do Brasil, o destino final são os municípios de Mâncio Lima (19,3 mil hab.) e Cruzeiro do Sul (89 mil hab.), no Acre.

Diário de Campo | Ep #2 - A coleta


Publicado em 19 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. O primeiro dia de coleta dos exames começa logo cedo. Antes das 7h da manhã os pesquisadores já estão na Unidade Básica de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida, em Mâncio Lima (AC). É lá onde serão realizados todos os exames. De cada paciente são colhidas duas amostras utilizando um swab. A primeira amostra é para o teste rápido, com resultado em até 30 minutos. A segunda, é armazenada em uma solução de preservação de RNA para estudos posteriores.

Diário de Campo | Ep #3 - O atendimento


Publicado em 21 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. Mais um dia na Unidade Básica de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida, em Mâncio Lima, os pesquisadores realizam os últimos testes e prestam atendimento aos pacientes que buscam o posto médico. Mais de 20 pacientes são atendidos no período da manhã para avaliação clínica. Cinco testaram positivo para COVID-19, nenhum em estado grave.

Diário de Campo | Ep #4 - Malária


Publicado em 22 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. With FAPESP’s support, the researchers have conducted field research in Acre since 2003. They are working on projects that focus on malaria and community health in the Amazon. Since 2015 the researchers have been participating in the MINA Brazil survey of maternal and child health in Cruzeiro do Sul (Acre). With FAPESP’s support, the survey is following up the first 1,000 days of children born in the region.

Diário de Campo | Ep #5 - O retorno


Publicado em 23 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. Antes de retornar para São Paulo os pesquisadores tiram um dia de folga para aproveitar a região e comprar ingredientes regionais. Além de realizar uma análise epidemiológica, os pesquisadores vão colaborar com cientistas de outros países em estudos de modelagem matemática da dinâmica de transmissão da COVID-19.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: