3 | Auxílios à pesquisa concluídos |
14 | Bolsas no país concluídas |
1 | Bolsas no exterior concluídas |
18 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
É professora Titular (2012) e Livre-docente (2002) do Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Fez graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), com estágio clínico na Universidade Livre de Bruxelas (1982 e 1984). Fez pós-doutorado na Universidade de Newcastle, Inglaterra (1993/1994). Introduziu a Neurolingüística como domínio de estudo na UNICAMP (1981), e atua na linha de pesquisa que relaciona linguagem, cérebro e mente voltada para o estudo da afasia, sob uma visão discursiva. É co-responsável pelo Centro de Convivência de Afásicos (CCA), criado em 1989, fruto de um convênio interdisciplinar entre o Departamento de Lingüística, do Instituto de Estudos da Linguagem, com o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo/Brasil). É um lugar de convivência entre pessoas afásicas e não-afásicas (pesquisadores terapeutas e familiares/amigos) que participam de um ambiente em que a linguagem acontece em suas mais diversas formas, simples e complexas, heterogêneas, carregadas de marcas particulares e de dizeres/escritos partilhados; onde se abrem as mais diversas possibilidades de construção de sentidos entre interlocutores afásicos e não afásicos, mediados por recursos metodológicos e pelos acontecimentos de que se fala/escreve/lê/imagina na vida organizada em sociedade. É responsável pelo Centro de Convivência de Linguagens (CCAzinho), criado em agosto de 2004, um lugar de pesquisa e de práticas com a linguagem onde se desenvolve um trabalho de leitura e escrita com crianças e jovens que receberam diagnósticos neurológicos (dificuldades de aprendizagem, dislexia, problemas no processamento auditivo, deficiência mental, déficit de atenção) que produzem efeitos negativos em seu processo de escolarização e em sua vida. Coordenou o Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados, de março de 1992 a março de 2013 (CNPq: 307227/2009-0), cujo objetivo foi investir na avaliação de linguagem, discursivamente orientada, das afasias e (supostas) patologias que afetam o processo de aquisição e uso da leitura e escrita. Outro objetivo desse projeto foi alimentar o banco de dados em neurolingüística (BDN) que desenvolveu uma forma de registro que dá visibilidade ao dado conforme foi produzido; um arquivo vivo do conjunto de dados produzidos em sessões individuais (anotadas em diário de pesquisa) e/ou coletivas (gravados em áudio e/ou vídeo e anotadas em diário de pesquisa) de acompanhamento longitudinal dos sujeitos (adultos e crianças/jovens). Tais objetivos têm continuidade no Projeto Neurolinguística Discursiva: práticas com a linguagem e banco de dados, em andamento desde 2008 (Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP: 326/2008). Em 2013 foi substituído pelo projeto, em andamento, Neurolinguística Discursiva: afasia e infância, que dá nome ao Grupo de Pesquisa. Tal projeto dá continuidade a estudos clássicos que correlacionam afasia e linguagem infantil, já indicando que o afásico retorna a caminhos há muito esquecidos e a criança trilha por caminhos que serão apagados por constrições do sistema a que se submete em sua língua materna. E nesses caminhos se cruzam processos comuns para o afásico e o aprendiz de linguagem. O objetivo do projeto é prosseguir no estudo da relação entre afasia e infância com base em dados produzidos no acompanhamento longitudinal junto a afásicos (no CCA, Grupo II) - que perdem a familiaridade com os sistemas e subsistemas da língua e de seu uso, oral e escrito -, bem como junto a crianças (no CCazinho) com dificuldades escolares que se encontram barradas em um ponto do processo de aquisição e uso da leitura/escrita. (Fonte: Currículo Lattes)
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