Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Irma Hadler Coudry

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professora Titular (2012) e Livre-docente (2002) do Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Fez graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), com estágio clínico na Universidade Livre de Bruxelas (1982 e 1984). Fez pós-doutorado na Universidade de Newcastle, Inglaterra (1993/1994). Introduziu a Neurolingüística como domínio de estudo na UNICAMP (1981), e atua na linha de pesquisa que relaciona linguagem, cérebro e mente voltada para o estudo da afasia, sob uma visão discursiva. É co-responsável pelo Centro de Convivência de Afásicos (CCA), criado em 1989, fruto de um convênio interdisciplinar entre o Departamento de Lingüística, do Instituto de Estudos da Linguagem, com o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo/Brasil). É um lugar de convivência entre pessoas afásicas e não-afásicas (pesquisadores terapeutas e familiares/amigos) que participam de um ambiente em que a linguagem acontece em suas mais diversas formas, simples e complexas, heterogêneas, carregadas de marcas particulares e de dizeres/escritos partilhados; onde se abrem as mais diversas possibilidades de construção de sentidos entre interlocutores afásicos e não afásicos, mediados por recursos metodológicos e pelos acontecimentos de que se fala/escreve/lê/imagina na vida organizada em sociedade. É responsável pelo Centro de Convivência de Linguagens (CCAzinho), criado em agosto de 2004, um lugar de pesquisa e de práticas com a linguagem onde se desenvolve um trabalho de leitura e escrita com crianças e jovens que receberam diagnósticos neurológicos (dificuldades de aprendizagem, dislexia, problemas no processamento auditivo, deficiência mental, déficit de atenção) que produzem efeitos negativos em seu processo de escolarização e em sua vida. Coordenou o Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados, de março de 1992 a março de 2013 (CNPq: 307227/2009-0), cujo objetivo foi investir na avaliação de linguagem, discursivamente orientada, das afasias e (supostas) patologias que afetam o processo de aquisição e uso da leitura e escrita. Outro objetivo desse projeto foi alimentar o banco de dados em neurolingüística (BDN) que desenvolveu uma forma de registro que dá visibilidade ao dado conforme foi produzido; um arquivo vivo do conjunto de dados produzidos em sessões individuais (anotadas em diário de pesquisa) e/ou coletivas (gravados em áudio e/ou vídeo e anotadas em diário de pesquisa) de acompanhamento longitudinal dos sujeitos (adultos e crianças/jovens). Tais objetivos têm continuidade no Projeto Neurolinguística Discursiva: práticas com a linguagem e banco de dados, em andamento desde 2008 (Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP: 326/2008). Em 2013 foi substituído pelo projeto, em andamento, Neurolinguística Discursiva: afasia e infância, que dá nome ao Grupo de Pesquisa. Tal projeto dá continuidade a estudos clássicos que correlacionam afasia e linguagem infantil, já indicando que o afásico retorna a caminhos há muito esquecidos e a criança trilha por caminhos que serão apagados por constrições do sistema a que se submete em sua língua materna. E nesses caminhos se cruzam processos comuns para o afásico e o aprendiz de linguagem. O objetivo do projeto é prosseguir no estudo da relação entre afasia e infância com base em dados produzidos no acompanhamento longitudinal junto a afásicos (no CCA, Grupo II) - que perdem a familiaridade com os sistemas e subsistemas da língua e de seu uso, oral e escrito -, bem como junto a crianças (no CCazinho) com dificuldades escolares que se encontram barradas em um ponto do processo de aquisição e uso da leitura/escrita. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 07/12/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.