Busca avançada
Ano de início
Entree

Ésper Abrão Cavalheiro

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

ESPER ABRAO CAVALHEIRO, MÉDICO, É PROFESSOR EMÉRITO DO DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. É MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS, DA INTERNATIONAL LEAGUE AGAINST EPILEPSY, DO INTERNATIONAL BUREAU OF EPILEPSY. FOI PRESIDENTE DO CNPQ E SECRETÁRIO DE POLITICAS E PROGRAMAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. FOI PRESIDENTE DO FORUM DE PRÓ-REITORES DE PESQUISA E PÓS-GRADUACAO, COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM NEUROLOGIA E NEUROCIENCIA DA UNIFESP E VICE-PRESIDENTE DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. DESENVOLVE PESQUISAS EM NEUROCIÊNCIAS COM FOCO NOS MECANISMOS SUBJACENTES AOS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS, ÁREA EM QUE PUBLICOU MAIS DE 500 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS, ALÉM DE CAPÍTULOS DE LIVROS E LIVROS PUBLICADOS. ORIENTOU DISSERTACOES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NAS AREAS DE MEDICINA E FISIOLOGIA. RECEBEU PRÊMIOS E/OU HOMENAGENS, ENTRE OS QUAIS DESTACAM-SE A GRÃ-CRUZ DA ORDEM DO MÉRITO CIENTÍFICO NACIONAL E O TÍTULO DE COMENDADOR DA ORDEM DO RIO BRANCO. ATUOU COMO ASSESSOR DO CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS EM CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ONDE LIDEROU ESTUDOS DE PROSPECÇÃO ESTRATÉGICA EM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. ENTRE 2010 E 2015 FOI PRESIDENTE DO CONSELHO CIENTÍFICO DO INSTITUTO APAE DE SÃO PAULO. EM 2013 ASSUMIU A PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DA UNIFESP, CARGO QUE EXERCEU ATÉ ABRIL DE 2017 FOI MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO CNPEM E É MEMBRO DO CONSELHO SUPERIOR DA FUNDAÇÃO PÉTER MURÁNYI . ASSUMIU A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DA UNIFESP EM MAIO 2017. APÓS SUA APOSENTADORIA NA UNIFESP (setembro de 2018), TRABALHOU COMO PESQUISADOR DO CNPEM ENTRE NOVEMBRO DE 2018 ATÉ MARÇO DE 2020. COORDENOU O INSTITUTO NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA EM NEUROCIÊNCIA TRANSLACIONAL (INNT) DO QUAL É, ATUALMENTE, UM DOS PESQUISADORES PRINCIPAIS. É PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG 2025-2029). DESDE 2024 ATUA COMO ASSESSOR DA DIRETORIA CIENTÍFICA DA FAPESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 07/12/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
4-Aminopiridina Aminopiridinas Anormalidades congênitas Anticonvulsivantes Apoptose Arritmias cardíacas Biofísica Celular Biofísica Biologia Canais iônicos Células-tronco Cerebelo Cérebro Ciências Biológicas Ciências da Saúde Clínica Médica Cognição Comorbidade Complicações Comportamento e mecanismos comportamentais Conectoma Doença de Alzheimer Doença de Parkinson Doenças genéticas Doenças neurodegenerativas Eletrofisiologia Emergências Engenharia Envelhecimento Epilepsia do lobo temporal Epilepsia Epileptogênese Estimulação encefálica profunda Etiopatogenia Eventos científicos e de divulgação Farmácia Farmacotecnia Fígado Financiamento em saúde Fisiologia de Órgãos e Sistemas Fisiologia Fisiopatologia Fotoquimioterapia GABA Genética Humana e Médica Genética Hepatopatias Hipocampo Imagem molecular Imuno-histoquímica Inflamação Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Laboratórios multiusuários Laboratórios Líquido céfalorraquidiano Medicina Meio ambiente Memória (psicologia) Modelo experimental Modelos animais Monoaminas biogênicas Morte súbita Narrativa Neocórtex Neoplasias encefálicas Neurociências Neurocirurgia Neurodesenvolvimento Neurologia Neuropatologia Neurotransmissores Nociceptividade Pilocarpina Plasticidade neuronal Pós-graduação Potássio Procedimentos cirúrgicos operatórios Projetos de infraestrutura Proteômica Quinase 3 da glicogênio sintase Recursos para a pesquisa Rede nervosa Reserva técnica Reuniões científicas Ritmo circadiano Sinapses Sistema nervoso central Sistema nervoso Tecnologia Terapia baseada em transplante de células e tecidos Tratamento farmacológico
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Discutir para não ter de remediar


Publicado em 04 de setembro de 2011 - Pesquisa FAPESP. Esper Cavalheiro diz que impacto da união das novas tecnologias precisa ser debatido no Brasil antes que apareçam os primeiros problemas. Palestra no dia 1º/04/2008 no ciclo "Revolução genômica".

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.