Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Ganzarolli de Oliveira

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1983); Mestre em Química (UNICAMP, 1987); Doutor em Ciências (UNICAMP, 1992); Pós-Doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra (1993-1995); Professor Livre Docente (2000). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP (2014) e Chefe do Departamento de Físico-Química, a partir de 2018. Foi representante da Área de Ciências Exatas no Conselho Superior da Agência de Inovação da UNICAMP (INOVA) e membro da câmara de Acompanhamento da INOVA de 2016-2020. É membro do Corpo Editorial dos jornais Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology e Heliyon. Sua principal área de pesquisa está voltada para o desenvolvimento de biomateriais doadores de óxido nítrico (NO) para aplicações médicas e farmacêuticas. Os biomateriais desenvolvidos incluem hidrogéis micelares, filmes poliméricos com ações vasodilatadora, cicatrizante e microbicida para aplicações tópicas e de revestimento e polímeros funcionalizados para a liberação térmica e fotoquímica de NO. Mais recentemente, tem desenvolvido resinas fotocuráveis para a impressão 3D de dispositivos de implante bioabsorvíveis, tais como stents intracoronários. Depositou quinze patentes de materiais e sistemas desenvolvidos em sua linha de pesquisa, das quais dez já foram concedidas pelo INPI. As atividades de pesquisa envolvem técnicas avançadas de caracterização de materiais, tais como SAXS e Cryo-TEM, acompanhamento da liberação de NO em tempo real por quimiluminescência, avaliação da ação vasodilatadora tópica dos biomateriais por fluxometria por laser Doppler e ensaios biológicos através de colaborações nas áreas médica e biológica. As pesquisas têm suporte da FAPESP e do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Lugar ao sol 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Hidrogel injetável desenvolvido na Unicamp tem potencial para tratar lesões articulares 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: