Busca avançada
Ano de início
Entree

Caio Vaz Rimoli

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Dr. Rímoli obteve o título de Bacharel em Ciências Físicas e Biomoleculares (2012) e o título de Mestre em Física Aplicada: Opção Biomolecular (2015) pela Universidade de São Paulo (IFSC/USP), Brasil. Em seguida, adquiriu seu Ph.D. em Biophysique pelo Institut Fresnel, na Aix-Marseille Université (França, 2020). Trabalha atualmente em Paris como pesquisador postdoc sobretudo no grupo de "Optical Imaging in Complex Media" (CoMedia), que fica no Laboratoire Kastler Brossel (LKB), uma instituição de pesquisa conjunta das tradicionais École Normale Supérieure (ENS/PSL), Sorbonne Université (SU), Collège de France (CdF) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Além do LKB, trabalha também no grupo de "Dinâmica Cortical e de Mecanismos de Codagem", da seção de Neurociências do "Institut de Biologie de l'École Normale Supérieure" (IBENS). Nesses 2 grupos, está desenvolvendo um novo método de microendoscopia cerebral minimamente invasiva que usufrui de propriedades de espalhamento de luz intrínsecas de multimode fibers. Dr. Rímoli tem ampla experiência em experimentos e em instrumentação óptica visando aplicações na biologia e na medicina. Nesse contexto, durante o seu PhD, desenvolveu um método inovador de microscopia de fluorescência de super-resolução polarizada chamado 4polar-STORM capaz de quantificar diretamente informação estrutural de proteínas em células sem o viés do marcador fluorescente (Nature Comm, 2022). De modo geral, já trabalhou com diversas técnicas de microscopia de fluorescência polarizada (confocal, spinning-disk, wide-field, TIRF, single-molecule e super-resolução STORM) e com técnicas espectroscópias (SFG nonlinear vibrational spectroscopy e fs-Pump-probe spectroscopy). Além da experiência em óptica, tem também domínio em diferentes tipos de preparações de amostras biológicas (envolvendo bionanotecnologia) tais como: síntese de nanofilmes automontados orgânicos bio-inspirados (Layer-by-Layer, spin coating, polymeric inkjet printing), síntese de modelos de membrana celular (Langmuir film technology) e elaboração e aplicação de protocolos de cultura celular, de fixação celular e de marcação fluorescente em células de mamíferos (e.g., U2OS, COS7). Seu interesse atual é na área de microendoscopia e de computação óptica (optical computing) que usam ferramentas de álgebra linear e de machine/deep learning aplicadas a imagens biológicas, sobretudo em regiões produndas no cérebro (complex biological scattering media). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/05/2023
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: