Busca avançada
Ano de início
Entree

Sergio Pilling Guapyassu de Oliveira

CV Lattes ORCID


Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sergio Pilling Guapyassu de Oliveira concluiu a graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2000, o mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional em 2002 e o doutorado em Físico-Química pela UFRJ em fevereiro de 2006. Foi pós-doutor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), PUC-Rio no laboratório Van der Graaff e no laboratório Ganil-Fr. Concluiu graduação em Psicologia (CRP 06/187789) na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em 2022, possui diversas especializações em psicologia e é treinador certificado de neurofeedback (brain-trainer). Publicou mais de 90 artigos em periódicos especializados/ revistas científica. Possui mais de 1600 citações (fator H=26). Atualmente trabalha como professor pesquisador na Univap. Foi coordenador do curso de mestrado do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap (2014-2016). Atua nas áreas de Laboratório de Astrofísica ou Astroquímica Experimental, Astrobiologia, Física Experimental e Fisico-Química com ênfase em Espectroscopia Molecular (TOF-MS), Física atômica e molecular e Espectroscopia Infravermelho (FTIR). Leciona disciplinas na graduação e na pós-graduação. Orienta alunos de graduação e de pós-graduação. Coordena o Laboratório de Astroquímica e astrobiologia da Univap (LASA), um investimento de mais de um milhão de reais. Além de se dedicar a pesquisa, tem experiência na área de divulgação científica. Foi membro eleito da comissão de organização F3 Astrobiology (2015-2020) da União Astronômica Internacional - IAU. É pesquisador de produtividade do CNPq-1C. Email: sergiopilling@yahoo.com.br; http://www1.univap.br/spilling/ (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Triturador de moléculas 
Un triturador de moléculas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 13/04/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 1º Bloco


Publicado em 25 de abril de 2015 - SP Pesquisa - A Vida Caiu do Céu? - 1º Bloco. A origem da vida sempre intrigou o ser humano. Estudos recentes – desenvolvidos no Brasil e no mundo – convergem para a hipótese de que a vida caiu do céu. O programa SP Pesquisa conta a atuação de cientistas brasileiros na tentativa de desvendar esse mistério. São físicos e astrofísicos que dedicam horas de observação, experimentos e estudos na busca dessa resposta. O programa também aborda o estudo da paleontologia que tenta descrever a evolução da vida na Terra.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: