Busca avançada
Ano de início
Entree

Raissa Guimarães Ludwig

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Bacharelado em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo -USP. Foi aluna de iniciação científica na área de neurociências, estudando o papel do receptor CD36 no epitélio olfatório em camundongos KO ou não para esta proteína. Nesta época, foi treinada para manipular e trabalhar com animais de laboratório de maneira ética, recebendo treinamento para manutenção de linhagens transgênicas, eutanásia e coleta de tecido para análise histológica e molecular. Nesta época, adquiriu base experimental em técnicas histológicas, microbiológicas, de biologia molecular, como: hibridização in situ, microscopia e análise de imagem e clonagem. Fez mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, trabalhando com metabolismo energético do tecido adiposo, mais especificamente o efeito do soro de camundongos submetidos a restrição dietética nas células do tecido adiposo marrom e de mecanismos associados às moléculas circulantes responsáveis pela regulação da UCP-1. Durante o mestrado foi treinada para manipulação de camundongos e ratos para intervenções dietéticas e análise de parâmetros metabólicos in vivo, além do cultivo in vitro de células primárias isoladas de tecidos. Além disso, desenvolveu expertise em cultura de linhagem de células e de células primárias e PCR/qPCR. No doutorado, também trabalhou com o crosstalk de adipócitos e fibroblastos na pele após a indução ou não de senescência celular. Fez estágio no exterior no Max Planck Institute for Biology of Ageing estudando o efeito do soro de camundongo na senescência celular de células T, utilizando readout de tamanho do nucléolo. Participou de estudos relacionados ao COVID19 relativos à infecção do tecido adiposo pelo vírus SARS-CoV-2. Durante o doutorado, trabalhou com amostras biológicas de camundongos, ratos e humanos, incluindo isolamento e cultura de células primárias de tecido adiposo e fibroblastos, imunofluorescência, microscopia confocal e análise de imagem, PCR/qPCR, western blotting, ELISA, cultivo e manipulação viral em ambiente de risco biológico 3 (NB3), análise de metabolômica. Atualmente trabalha no Laboratório de Imunoinflamação, estudando fatores que perturbam a homeostase do epitélio intestinal em situação de doenças inflamatórias crônicas e em intervenções que afetam a programação do desenvolvimento. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/06/2023
3 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: