Busca avançada
Ano de início
Entree

Mateus Cruz Maciel de Carvalho

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor (2017) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, tendo feito estágio doutoral de pesquisa (doutorado sanduíche - CAPES/PDSE) por um ano na James Cook University, Austrália, sob a orientação de Alexandra Y. Aikhenvald, onde foi colaborador de 2016 a 2018 (Adjunct Research Fellow). Mestre (2013) em Linguística e Língua Portuguesa também pela UNESP - FCLAr. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), câmpus de Três Lagoas. Fez pós-doutorado (2020) na UNICAMP - Instituto de estudos da Linguagem na área de linguística cognitiva, com foco na teoria da corporificação. É professor EBTT no instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/câmpus Salto, onde coordena a licenciatura em Letras - Português (maio de 2021 a maio de 2023) e coordenadou o setor de extensão (julho de 2020 a maio de 2021). Foi professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, câmpus de Apucarana e no Centro Universitário Unifafibe (2013-2018); neste, coordenou os cursos de Letras (Português/Inglês e Português/Espanhol) em 2014 e ministrou disciplinas na área de Linguística. Foi parecerista da revista LIAMES - Línguas Indígenas Americanas (IEL/UNICAMP), foi membro do corpo editorial (revisor) da revista International Linguistics Research (ILR - Nova Iorque, Estados Unidos da América) e da Revista Letras Fafibe (Bebedouro, Brasil). É pesquisador dos grupos LINBRA - Línguas Indígenas Brasileiras (sediado na UNESP/FCLAr) e Grupo de Estudos em Língua Ameríndias (sediado na UNICAMP/IEL). Atua na área de teoria e análise linguística, com foco em fonologia, morfologia e sintaxe. Tem se dedicado à análise, descrição e documentação da língua Deni, uma língua indígena brasileira pertencente à família Arawá, bem como à teoria da corporificação em Linguística Cognitiva, investigando como termos para partes do corpo são usados em outros domínios da experiência humana que não o domínio fonte. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: