Busca avançada
Ano de início
Entree

Vânia Carneiro de Carvalho

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

é graduada e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (1983), possui mestrado (1995) e doutorado (2001) em História Social pela mesma Universidade. É professora do Museu Paulista da USP, onde atua, desde 1990, como curadora de coleções e pesquisadora de História com ênfase em cultura material e espaço doméstico. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da FFLCH-USP. Foi supervisora do Serviço de Documentação Textual e Iconografia do Museu Paulista (10/1997-5/2007), chefe da Divisão de Acervo e Curadoria (2008-2011) e vice-diretora do Museu (23/03/2015-22/03/2019). Foi co-editora do periódico Anais do Museu Paulista: história e cultura material (2003-2012).Realizou estágio de pesquisa no Institut nacional de histoire de l?art (INHA)/Paris/Fr com financiamento do Ministère de la culture/Fr (09-11/2017). Foi coordenadora geral do projeto de concepção e implantação das Exposições de longa duração do Novo Museu do Ipiranga-2022 (2019-2022), que contou com o apoio da FUSP e patrocínio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. É coordenadora do grupo de pesquisa GEMA (Espaço doméstico, corpo e materialidades). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Museu do Ipiranga reabre as portas com área ampliada e totalmente acessível


Publicado em 02 de setembro de 2022 - Agência FAPESP. A reabertura do Museu Paulista coincide com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. Além da restauração, destacam-se as obras de ampliação, que, acrescentando 6.800 metros quadrados, dobraram a área útil do edifício de exposições. Leia a reportagem em https://agencia.fapesp.br/museu-do-ipiranga-reabre-com-area-ampliada-e-totalmente-acessivel/39512/

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: