Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação farmacológica de compostos híbridos antiinflamatórios e analgésicos não esteróides doadores de sulfeto de hidrogênio na artrite e dor crônica.

Texto completo
Autor(es):
Filiphe de Paula Nunes Mesquita
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Soraia Kátia Pereira Costa; Stephen Hyslop; Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins
Orientador: Soraia Kátia Pereira Costa
Resumo

Apesar do recente conhecimento do papel anti-inflamatório e anti-nociceptivo do H2S na artrite induzida por carragenina (CGN) em rato, os mecanismos envolvidos ainda não são conhecidos. Tampouco se sabe se compostos híbridos antiinflamatórios não esteroides (AINEs) doadores de H2S possuem vantagens farmacológicas adicionais quando comparados aos doadores de H2S clássicos. Apesar de H2S exercer um efeito anti-nociceptivo em modelos de inflamação e dor aguda, pouco se sabe sobre o papel deste gás na dor crônica. Neste estudo investigou-se os mecanismos do H2S no modelo de sinovite e participação desse gás na dor crônica. Verificou-se que os canais de K+ATP, canais de Ca2+ tipo L ou receptores TRPV1 não estão envolvidos no mecanismo protetor do H2S na sinovite, diminuição da IL-1b e aumento da IL-10 e não houve diferença em relação a participação das enzimas oxidantes GPx e GR. Ainda, o tratamento agudo com o doador de H2S não reverteu o desconforto do teste do Rota Rod e alodinia térmica. (AU)

Processo FAPESP: 11/16645-5 - Avaliação farmacológica de compostos híbridos antiinflamatórios e analgésicos não esteróides doadores de sulfeto de hidrogênio na artrite e dor crônica
Beneficiário:Filiphe de Paula Nunes Mesquita
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado